Estudantes de Pinhão trabalham em projeto da Samsung

Acompanhadas pelo professor João Manuel de Lima, as estudantes do 1º Ano do Colégio Izaltino Rodrigues Bastos, da localidade de Faxinal dos Ribeiros, apresentaram projetos de programação e robótica

A convite do presidente Israel de Oliveira Santos (PT), a Câmara  de Vereadores de Pinhão recebeu as “Inova Girls” (Odaiana Keuri Jocoski, Pâmela Raissa Cordeiro e Roberta Oliveira Serápio). “Somos três meninas poderosas com ideias inovadoras e uma vontade: mudar o mundo!”, diz o grupo.

Acompanhadas pelo professor João Manuel de Lima, as estudantes do 1º Ano do Colégio Izaltino Rodrigues Bastos, da localidade de Faxinal dos Ribeiros, apresentaram projetos de programação e robótica.

Tudo começou em 2019, como explica o professor João Manuel, a partir de um projeto de robótica e programação utilizando uma plataforma chamada Arduino, como o colégio contava com apenas um kit, conta o professor, ele teve que selecionar alguns alunos e entre os que persistiram estão as Inova Girls, três estudantes do interior de Pinhão que, mesmo enfrentando as maiores dificuldades, inclusive da falta de acesso a computadores e internet, não desistiram de seus sonhos, demonstrando interesse e força de vontade.

Dessa forma, elas participaram do Educatech ocorrido no Shopping Cidade dos Lagos em Guarapuava, em 2019, e dentre 39 projetos ficaram entre os 10 melhores. Depois, na Faculdade Campo Real entre os cinco melhores.

Hoje elas estão trabalhando em um projeto da Samsung intitulado Solve for Tomorrow – Respostas para o amanhã, que busca soluções para problemas cotidianos através da ciência e tecnologia. Nesse sentido, as estudantes desenvolveram um protótipo chamado Lixeira Inteligente, que como explicaram as estudantes tem como objetivo ajudar crianças, deficientes visuais e auditivos a realizarem o descarte correto do lixo, através da interação com o usuário por meio de uma tela e efeitos sonoros, e o reconhecimento do lixo será feito através de sensores capacitivos e indutivos. 

Na ocasião, por iniciativa do vereador Jean Henrique Costa Dellê (MDB), e assinadas pelos demais vereadores presentes, as estudantes e o professor receberam moções de congratulações em reconhecimento por esse brilhante e inovador trabalho.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail