Fobia financeira, o que é, e como identificá-la

O problema das pessoas que possuem esse tipo de fobia é com relação ao controle financeiro como um todo

A ‘fobia financeira’ pode parecer estranha, mas é mais comum do que se pensa. Muitas pessoas evitam lidar com o dinheiro, seja por conta de contas inesperadas ou compras desenfreadas.

Essa fobia pode levar a problemas financeiros sérios, pois as pessoas não conseguem se planejar economicamente. É comum sentir ansiedade e inquietação ao olhar para a própria conta ou pensar no futuro financeiro.

Ironicamente, o medo de lidar com o dinheiro pode levar a acumulação de dívidas e falta de dinheiro. Portanto, é importante lidar com a fobia financeira e buscar ajuda profissional se necessário.

Como identificar

Antes de se auto diagnosticar com mais um distúrbio é preciso olhar com calma para a questão.

Não querer olhar para a fatura da conta, o quanto sobrou e planejar o mês por um dia ou procrastinar essa tarefa semana ou outra não te torna uma pessoa com fobia financeira.

A fobia financeira é um problema cada vez mais comum entre os brasileiros. Os sintomas incluem estresse frequente, evitar verificar a situação financeira e tomada de decisões sem avaliar as consequências.

O problema também pode levar a extremos no consumo, como guardar desesperadamente cada centavo ou gastar desenfreadamente sem pensar nas consequências futuras.

É importante buscar ajuda para lidar com esse problema e evitar consequências graves na vida financeira.

Como começa

A fobia financeira é um medo que pode afetar diversas áreas da vida de uma pessoa. Traumas do passado, problemas psicológicos e dificuldades com o dinheiro podem estar relacionados a este problema.

Cuidar da saúde financeira é fundamental para o bem-estar geral, e é importante buscar ajuda para superar a fobia. Consultar um psicólogo é uma recomendação importante para lidar com a questão. Há também a opção de encontrar ajuda online, com preços mais acessíveis, ou através de planos de saúde.