A importância do planejamento financeiro para não entrar no vermelho

Para o contador Pedro Beck, buscar este serviço e mantê-lo, garante que a empresa se mantenha sempre em ascensão

O planejamento financeiro é o cerne de uma empresa, e um dos componentes chave paro o seu andamento.
Em entrevista ao Correio do Povo, o contador Pedro Beck, da P&B Contabilidade, fala da importância em buscar o planejamento e mantê-lo ao decorrer do tempo. “Possuir um planejamento financeiro bem feito, garante que a empresa se mantenha em ascensão”.

Importância

Conforme Pedro, quando uma pessoa decide abrir uma empresa, torna-se constante a procura pelo serviço, visto que o principal objetivo é tornar o negócio estável. Sendo assim, o planejamento financeiro torna-se indispensável e vitalício. “Hoje, com a situação atual, percebemos quão necessário é este serviço, pois tanto para as empresas, quanto para pessoas físicas, o intuito é fazer com que haja a continuidade”, diz.

Para o contador, as instituições que não contam com o financeiro bem estruturado, tendem a sofrer, visto que em qualquer oscilação no mercado, como no consumo ou na disponibilidade de recursos, o déficit ocorre. “Planejar é um ato fundamental, tanto na abertura da empresa quanto na continuidade dela. A gestão de fluxo de caixa flui de forma coerente com a realidade do negócio e sem contratempos, além da redução de custos que não sejam necessários para a empresa”, ressalta Pedro.

As estratégias, abordadas pelo contador, auxiliam para que a empresa não fique à mercê das variáveis do dia-a-dia. “Por isso é tão importante manter o planejamento”, afirma ele.

Constância

Uma das variantes levam as empresas a não alcançar o sucesso em suas atividades, é a inobservância dos fatores. “O que acontece comumente é que os empresários se mantêm estáveis no planejamento do seu negócio, não pensando no progresso”, explica o contador.

Conforme ele, independente da receita que a empresa possui, é necessário pensar sempre a frente, investindo nas principais alavancas de organização empresarial. “O que eu sempre digo, é que para empresa conseguir sobreviver, são necessárias análises das variáveis”.

É importante entender que o planejamento financeiro, realizado nas empresas iniciantes, além de trazer segurança nos primeiros meses, faz com que a dinâmica de recursos seja entendida facilmente, que em contra partida, destina a empresa à evolução.

Período atual

Mesmo todas as empresas demandando importância na organização financeira, conforme ele, pode-se dizer que as mais recentes, nascidas no período pós-pandêmico, requerem o serviço em dia. “É sempre bom manter as revisões e realizar projeções a cada três ou seis meses, e em casos drásticos, mensalmente em todas as empresas, mas pensando no momento atual, investir em planejamento é a melhor forma de progredir, e claro, com um profissional capacitado a par”, finaliza Pedro. 

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail