Games na pandemia: escapismo ou bem estar mental?

O tempo gasto jogando aumentou para 71%, e a maioria dos jogadores disseram ter se sentido melhor, graças aos games

Os games se destacaram ainda mais após dois anos de pandemia e a procura por sobreviver ao “novo normal”. Com tempo livre, muita gente recorreu aos inúmeros jogos disponíveis para se distrair e passar por esse momento de um jeito mais “leve”, mas jogar na pandemia é um escapismo ou um método de bem-estar mental?

Jogos e saúde mental

Estar isolado fez a população do mundo redescobrir, inventar e reinventar formas de se manter bem, prova disso é que a mídia e os jogos ajudaram muitas pessoas a manter a saúde mental durante esses dois anos. Apesar de parecer apenas uma forma de esquecer de tudo, um estudo mostrou que os games tiveram um papel muito importante na vida das pessoas durante esse período e que alguns jogos podem até oferecer benefícios terapêuticos únicos como ativar funções neurais, e fisioterapêuticas, além de ajudar a aliviar o estresse.   

Aumento do tempo gasto

Um estudo realizado em maio do ano passado, por exemplo, apontou que desde o início da pandemia de Covid-19, o tempo gasto jogando aumentou para 71%, e a maioria dos jogadores disseram ter se sentido melhor, graças aos games.

O estudo também apontou os principais pontos positivos entre os jogadores. Estimulação cognitiva e oportunidades de socialização, além de uma variedade de benefícios relacionados à saúde mental, incluindo redução da ansiedade e do estresse.

Compartilhamento de vivências

Você pode não estar tendo uma conversa direta sobre um assunto do cotidiano com a outra pessoa do outro lado da tela, mas ainda assim, entre avisos de perigo e estratégias, os jogadores compartilham “vivências” e se socializam ao terem uma troca no game. Isso é um ponto positivo se comparado, por exemplo, às redes sociais, em que na maioria das vezes a única troca se baseia em likes e hate.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail