Governador destaca parcerias entre o Estado e o Exército

O governador enalteceu a parceria das Forças Armadas com as equipes estaduais de segurança, principalmente na atuação na faixa de fronteira.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou ontem (24) a importância das parcerias realizadas entre o Estado e o Exército Brasileiro. Segundo ele, a corporação tem dado grande contribuição ao desenvolvimento do Paraná, colaborando em diversas áreas.

Ratinho Junior ressaltou que o período de pandemia fortaleceu a relação entre o governo e o Exército. “As nossas instituições foram impelidas ainda mais a prestar um bom serviço para a sociedade e a realizar aquilo que não conhecíamos. Temos que agradecer ao Exército. Além da colaboração na segurança, a instituição tem tido uma preocupação especial com todas as áreas da sociedade, principalmente a social”, afirmou.


Parceria

O governador enalteceu a parceria das Forças Armadas com as equipes estaduais de segurança, principalmente na atuação na faixa de fronteira. Em agosto, o Governo do Paraná recebeu 100 fuzis calibre 7,62 mm M964 do Exército Brasileiro. O armamento e os 200 carregadores que acompanharam a entrega foram direcionados para a Polícia Militar.

“Temos tido um apoio muito grande do Estado do Paraná e temos retribuído. Recentemente entregamos 100 fuzis e temos operação quase permanente nas fronteiras em parceria com as forças estaduais contra o contrabando, o tráfico e qualquer outro tipo de ilícito”, acrescentou o general Carlos José Russo Assumpção Penteado, comandante da 5ª Divisão do Exército Brasileiro.

Medalha

 O governador foi uma das pessoas condecoradas com a medalha Exército Brasileiro em solenidade realizada nesta quinta-feira no Forte do Pinheirinho, em Curitiba. A honraria é destinada a cidadãos que executam ações em prol do interesse e do nome do Exército Brasileiro.

“É uma alegria pessoal muito grande. Tive a honra de nascer no Dia do Exército e tenho tido a honra de trabalhar em parceria com o Exército Brasileiro em alguns projetos estratégicos para o Estado. É motivo de muito orgulho”, disse Ratinho Junior.

“Entregar ao governador essa medalha é um reconhecimento do que ele e o governo têm feito pelo Exército Brasileiro”, completou o general Penteado.

Cerimônia

 O Exército entregou medalhas, diplomas de Colaborador Emérito e ordens de Mérito Militar a 19 civis e militares, além do governador Ratinho Junior. O outro representante do Estado agraciado com a medalha Exército Brasileiro foi o coronel Dorian Nunes Cavalheiro, diretor de Finanças da Polícia Militar do Paraná.

Segundo o general Penteado, as homenagens foram entregues a pessoas que colaboram e ajudam o Exército Brasileiro a ser melhor e mais forte. “Somos um extrato da sociedade. Nesse momento vocês se juntam a nós, fazem parte dessa grande família porque contribuem para a formação de um Brasil mais justo e solidário”, disse. “Essa ligação que temos e mantemos com a sociedade durante toda a nossa existência é a razão de ser do Exército”.

Homenageados

 A medalha Exército Brasileiro tem por finalidade distinguir cidadãos e instituições civis (brasileiros ou estrangeiros) e integrantes das forças armadas que praticaram ações em prol do interesse do Exército. O comandante do Exército Brasileiro, general Edson Leal Pujol, homenageou, além do governador e do coronel Cavalheiro, o deputado federal Toninho Wandscheer; Ruben Tadeu Coninck Formighieri, sócio do Grupo Positivo; Rodrigo Luis da Rocha, Tatiane Regina Moreno e Maria Luiza Striffler de Souza, professores do Colégio Militar de Curitiba; e Mirtes Fabiana Weiss, Tatiana Fernandes da Silva Prado e Sueli de Oliveira, esposas de militares.

A Ordem do Mérito Militar, assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, destinada a condecorar civis que tenham prestado serviços relevantes ao Exército Brasileiro ou à segurança nacional, foi entregue a Maristela Carvalho Porto Trindade, chefe do Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária e Trabalhista.