Guarapuava, Cascavel e Guaraniaçu confirmam casos da variante delta

Nesta última sexta-feira (03) a secretaria de Estado da Saúde confirmou 11 novos casos da variante delta e dois casos

Nesta última sexta-feira (03) a secretaria de Estado da Saúde confirmou 11 novos casos da variante delta e dois casos de sublinhagens. Neste último relatório foi constatado o primeiro caso de delta em Guarapuava, mas o relatório de quarta-feira (01) outras cidades já haviam confirmado casos de variante, entre elas estão Cascavel e Guaraniaçu.

Também ocorreram dois novos óbitos decorrentes da cepa delta, um homem de 57 anos em Cascavel e outro uma mulher de 70 anos em Curitiba. Os dados foram repassados no relatório de circulação de linhagens Sars-CoV-2 por sequenciamento genômico, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

SUBLINHAGENS – Sublinhagens de variantes são fenômenos que fazem parte da evolução viral natural e estão associados à taxa de replicação da doença. Quanto mais o vírus se multiplica, mais rápido ocorrem os processos de evolução. O vírus Sars-CoV-2 sofre mutações esperadas dentro do processo evolutivo de qualquer vírus RNA. Quando isso acontece, caracteriza-se como uma nova variante do vírus.