Já é possível abrir um CNPJ de forma online e gratuita sem sair de casa

Os gastos médios para abrir CNPJ podem variar muito de acordo com a cidade onde você vai estabelecer o seu negócio

Todo empreendedor espera ansioso pelo momento de abrir CNPJ e começar efetivamente o negócio planejado, e cada vez mais brasileiros alcançam esse objetivo.

De acordo com os resultados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, para o micro ou pequeno empreendedor, o cenário está melhor do que nunca, segundo: a empresa pode ser aberta pela internet e a contabilidade online tornou o serviço muito mais rápido e barato. Logo, esse é um ótimo momento de formalização de negócios  

Além disso, 7 em cada 10 aberturas de CNPJs são de empresas do setor de serviços, que têm se destacado entre as micro e pequenas empresas do país. Esse cenário de alta na abertura de empresas reflete a taxa de empreendedorismo do Brasil: 38%, representando cerca de 52 milhões de pessoas à frente do seu próprio negócio, de acordo com a pesquisa GEM 2018 (Global Entrepreneurship Monitor) divulgada em 2019 pela Agência Brasil.


Por que abrir CNPJ é fundamental

Abrir um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) significa registrar formalmente sua empresa na Receita Federal e ter uma identidade jurídica  No Brasil, esse cadastro é obrigatório para iniciar qualquer negócio desde 1998, quando substituiu o antigo Cadastro Geral de Contribuintes (CGC). 

Com um CNPJ próprio, sua empresa passa a existir legalmente e pode emitir notas fiscais, contratar funcionários, acessar crédito, entre outras atividades da pessoa jurídica — assim como a pessoa física precisa do CPF (Cadastro da Pessoa Física) para exercer seus direitos e deveres. 


Quanto custa abrir CNPJ?

Os gastos médios para abrir CNPJ podem variar muito de acordo com a cidade onde você vai estabelecer o seu negócio. A Prefeitura e a Junta comercial de cada cidade são as responsáveis por determinar o valor das tarifas. De qualquer forma, essas taxas são referentes aos seguintes documentos:

  • Guia de tributos DARE – Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais
  • Alvará (quando aplicável e somente após a obtenção do CNPJ)
  • Taxa de Funcionamento (quando aplicável e somente após a obtenção do CNPJ).

É possível abrir CNPJ online?

Com a criação do Redesim e digitalização dos processos do governo, todas as burocracias da abertura de empresa já podem ser resolvidas 100% online. No caso, abrir CNPJ é uma das etapas que pode ser resolvida em alguns cliques, preenchendo o formulário da Receita Federal. 

Porém, se considerar todo o registro do negócio, é importante que o empreendedor escolha um serviço de contabilidade online, se quiser que o documento saia mais rápido e sem complicações. Até mesmo a apresentação dos documentos na Junta Comercial já pode ser realizada 100% online, utilizando um e-CPF (certificado digital).


Contabilix: a solução para abrir CNPJ online e grátis

Em vez de correr atrás de documentos e tentar decifrar os termos contábeis, você só terá que enviar os dados da empresa (nome, endereço, dados pessoais dos sócios, etc.) e aguardar a preparação do contrato social no conforto de casa. 

Depois, é só imprimir, assinar e enviar o contrato de volta para que a equipe da Contabilix dê entrada na Junta Comercial. Perceberam como é fácil abrir empresa grátis e se tornarem empreendedores sem sair de casa? Aproveite essa facilidade para tirar o plano de negócio da gaveta
 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail