Laranjeirense ministrará oficina ofertada pelo Sesc

A capacitação é destinada a adolescentes que tenham interesse na elaboração de textos teatrais e roteiros narrativos de ficção

O projeto nacional “Sesc Dramaturgia” está com inscrições gratuitas abertas para cinco oficinas que ocorrem de em outubro a dezembro, de forma on-line pela plataforma Microsoft Teams. O objetivo é ampliar a formação e a criação na área das artes cênicas, incentivando a construção de cenas de teatro, circo ou dança.

 

Oficina “dramaturgia para adolescentes”

O ministrante desta oficina é o laranjeirense Afonso Nilson Barbosa de Souza, ele é dramaturgo e crítico teatral. É autor das coletâneas de textos teatrais Pequenos Monólogos para Mulheres e Seis Textos Breves para Estudantes de Teatro, além do livro Asfixia, texto teatral para cinco atores. Seus textos teatrais já foram encenados por dezenas de grupos profissionais e estudantis no Brasil e em Portugal, bem como adaptados para o cinema. Doutor em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, propôs em sua tese um panorama temático da dramaturgia contemporânea brasileira das últimas duas décadas.

A oficina é destinada para adolescentes que tenham interesse na elaboração de textos teatrais e roteiros narrativos de ficção. Aborda a criação e aprofundamento de personagens ficcionais, criação e desenlace de enredos através de exercícios de escrita criativa. Além das aulas expositivas, com exemplos em vídeos e textos, cada aluno será convidado a escrever uma cena breve com acompanhamento individual do instrutor.

 

Oficinas

A oficina “Dramaturgia para Adolescentes”, será ministrada pelo dramaturgo e crítico teatral Afonso Nilson, com início em 13 de outubro. São 20 vagas e é voltado para adolescentes entre 14 e 18 anos.

“A Orquestra invisível: o trabalho da encenação a partir de conceitos fundamentais da linguagem musical”, fica a cargo do diretor teatral e músico Jefferson Bittencourt, com início em 14 de outubro. São 20 vagas e é voltado para músicos, atores, diretores e apreciadores da arte teatral.

A oficina: “Palhaçaria no Hospital” será ministrada pela atriz/palhaça Michelle Silveira. O curso tem início no dia 16 de outubro e conta com 20 vagas.

Já a oficina “Leituras em Cena”, com o ator e diretor Pépe Sedrez possui apenas 16 vagas disponíveis. O início do curso está marcado para 19 de outubro, das 15 às 17 horas.

A oficina: “Corpos Ficcionais e outros corpos” (Teatro de Animação), com o prof. doutor Paulo Balardim, começa no dia 03 de novembro, das 19 às 21 horas e possui 25 vagas.

Os interessados podem se inscrever no https://forms.office.com/

 

Projeto

O projeto existe nacionalmente há 22 anos e em Santa Catarina já foi responsável pela criação de importantes espetáculos e grupos artísticos. Os módulos mais conhecidos no estado são o “Sesc Dramaturgias – Leituras em cena” e o “Sesc Dramaturgias – Escrita Dramática”. Desde 2016, o Sesc-SC recebe também os módulos “Sesc Dramaturgias da Dança”, “Sesc Dramaturgias do Circo”, “Sesc Dramaturgias da Atuação” e “Sesc Dramaturgias da Luz”.