Marquinho: Alunos da rede pública recebem mil mudas de árvores nativas pelo Dia da Árvore
As espécies nativas foram cedidas pelo Instituto Água e Terra (IAT). Cada criança recebeu uma muda para plantar com os pais e responsáveis em suas residências
No último dia 21 comemorou-se o Dia da Árvore e para celebrar a data, Marquinho distribuiu mil mudas de árvores nativas para os alunos da Escola Municipal Rui Barbosa, CMEI Sebastião Batista de França e Colégio Estadual João Rysicz.
A ação foi realizada por meio da secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e da secretaria de Educação e Cultura, com o intuito de despertar o interesse e envolvimento dos alunos e da população para o plantio de árvores, valorizando e auxiliando o meio ambiente.
As espécies nativas foram cedidas pelo Instituto Água e Terra (IAT). Cada criança recebeu uma muda para plantar com os pais e responsáveis em suas residências.
Preservação e conscientização
A secretária de Educação e Cultura Eliane Ramos Padilha, destaca que as questões ambientais estão em voga constantemente, principalmente no momento, em que a chuva é necessária para as plantações. “Conversando com os alunos a respeito do desmatamento, que está ocorrendo no município e em outros lugares, enfatizei que preservar as nascentes deve ser prioridade”, diz Eliane.
Na ocasião das entregas das plantas, a secretária pediu que os alunos plantassem as mudas próximas as nascentes, para que sirvam de mata ciliar, como proteção das águas. “Observamos proprietários drenarem a água para poder plantar em cima das nascentes. É essencial conscientizar sobre a importância das árvores para a natureza e sobrevivência do ser humano”, ressalta Eliane.
Para ela, a ganância por ter e produzir cada vez mais, gera o desmatamento, e como consequência, o ciclo das chuvas, primordial para o crescimento das plantas, é afetado.