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Netflix dos carros: entenda o mercado de carro por assinatura

A iniciativa faz parte de um projeto de transformação digital da VW que busca envolver os consumidores mais jovens

Presentes de forma inevitável em nosso cotidiano de mobilidade, os carros pouco a pouco vêm deixando de ser objeto de desejo de uma parcela mais jovem de consumidores. Se por um lado as facilidades só aumentam na compra de veículos zero quilômetro e seminovos, com ausência de entrada e parcelamentos a perder de vista, por outro lado é considerável a fatia de pessoas que buscam novas modalidades para se locomover sem um automóvel próprio.
Divulgada em novembro pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), uma pesquisa da Globo Insights apontou que apenas quatro em cada dez entrevistados sem carro pretendem comprar um.
Uma das alternativas são os carros por assinatura, uma espécie de “Netflix dos carros” que já vem registrando crescente adesão de gigantes do setor como Volkswagen, Fiat, Jeep e Porsche. O conceito é o chamado Car as a Service (CaaS), modelo de negócios baseado no aluguel de veículos por períodos determinados em contrato com uma locadora específica. Um ponto interessante a se notar é que não foi apresentado nenhum benefício para quem desejar, ao fim do período, adquirir o veículo. 
Segundo a fabricante alemã em entrevista à Quatro Rodas, o foco do programa não é vender carros, e sim “oferecer mais comodidade para o público”; mais uma evidência de que a mudança na mentalidade sobre as formas de mobilidade está vindo para ficar e pode trazer novidades impensáveis até pouco tempo atrás. Fruto da mentalidade da nova geração, especialmente dos millennials, que se preocupam mais com o ir e vir do que com o modal que será usado para isso, o efeito mais evidente é o aumento de serviços como Uber e 99, caronas e até mesmo táxis.


Pandemia
Um dos efeitos da pandemia foi a mudança nos hábitos de locomoção por quem consegue evitar o transporte coletivo. Em relação aos carros por assinatura, uma tendência que se avizinha é a livre escolha entre um modelo ou marca favorito e por quanto tempo se pretende usá-lo.
Entre as vantagens mais gritantes está a ausência de preocupação com seguro, manutenção, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e documentação, coisas que tiram o sono dos proprietários de veículos.
Com o aumento na demanda e na oferta de carros por assinatura, a tendência é que o valor diminua com crescimento do número de assinantes, tornando o modelo ainda mais vantajoso do que o pagamento de parcelas de financiamento. Exemplos não faltam: a Localiza lançou o Meoo com benefícios exclusivos para seus clientes; já a Usecar destaca a possibilidade de ter um “carro zero o ano todo”.


Comodidade
Um ponto interessante a se notar é que não foi apresentado nenhum benefício para quem desejar, ao fim do período, adquirir o veículo. Segundo a fabricante alemã em entrevista à Quatro Rodas, o foco do programa não é vender carros, e sim “oferecer mais comodidade para o público”; mais uma evidência de que a mudança na mentalidade sobre as formas de mobilidade está vindo para ficar e pode trazer novidades impensáveis até pouco tempo atrás.
 

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