Nova Laranjeiras: Escola do Campo Dom Manoel Koenner faz projeto de transição com alunos do 5º ano

Iniciativa ajuda aos alunos se adaptarem a novos desafios e para que não encarem a nova escola como um problema ou dificuldade

A Escola Municipal do Campo Dom Manoel Koenner, da comunidade de Paiquerê, em Nova Laranjeiras, na última semana, levou os alunos do 5º ano do ensino fundamental para uma visita diferente: conhecer a escola que vão estudar no ano que vem. Colocando em prática um processo de transição do Ensino Fundamental Anos Iniciais para os anos Finais.

A instituição observou a existência de conflitos e obstáculos enfrentados por alunos ao ingressarem no 6º ano e os problemas vivenciados por eles no ambiente escolar no processo de transição de um ciclo para o outro.

De acordo com a diretora da Escola, Daili Terezinha, diariamente o ensino vem se transformando e os alunos precisam se adaptar. “Existe um desafio que ainda precisa ser muito bem trabalhado que é essa transição. E ela é complicada por envolver uma série de mudanças na estrutura curricular e no espaço físico dos alunos. É preciso salientar que, apesar dos desafios, essa transição não deve ser considerada como um problema para a escola, deve ser encarada como uma oportunidade para ajudar os alunos a compreenderem seu novo espaço e ter comprometimento com ele” disse.

E foi na tentativa de amenizar as barreiras enfrentadas pelos adolescentes que a escola municipal do Campo D Manoel koenner fez uma visita com os alunos do 5º ano do ensino fundamental ao colégio estadual de Rio da Prata a fim de conhecer as dependências, professores e o funcionamento da nova escola. Na oportunidade também fizeram uma confraternização com os alunos do 5º ano da escola Municipal Pedro Viriato, os quais serão seus colegas no 6º ano em 2022.

Importância

O pai de um dos alunos, Alceni Domingues, afirma que há essa necessidade, principalmente no meio rural. “É uma escola mais ampla e os alunos precisam conhecê-la. É importante enfatizar esse ensino no meio rural. O filho do agricultor hoje precisa de maior conhecimento, de incentivo e cuidado e eu vejo a escola ensinando isso”, ressalta. “Tenho certeza que serão alunos que saem da escola prontos pra competir com qualquer aluno, de qualquer grande centro”, reforça.

A escola D. Manoel Koenner é uma das mais distantes do município. Para a secretária de Educação do Município, Angelita Fiori, proporcionar esse momento de transição ajuda os alunos a compreenderem suas novas responsabilidades e deveres ao avançarem para uma nova fase de suas vidas. “A transição do 5° para o 6° Ano do Ensino Fundamental é de muita importância, pois ajudará esses educandos a superar especialmente nos primeiros dias, a insegurança, a incerteza e o medo em relação ao novo”, completa.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail