Responsivo

Nova Laranjeiras realiza encontro em comemoração ao Dia do Idoso

Evento celebrou o Dia do Idoso com música e dança durante a tarde do dia 1°

A prefeitura de Nova Laranjeiras realizou no dia 24 de setembro uma comemoração pelo Dia do Idoso (1° de outubro). O acontecimento foi organizado pela secretaria de Assistência Social e Cras.

Diversos grupos da terceira idade do município participaram do encontro. O evento contou com muita dança e música ao vivo durante toda a tarde.

Estatuto do Idoso

A ideia do evento, assim como das demais ações realizadas pelos grupos da melhor idade, vem de encontro à Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), aprovada em 1º de outubro de 2003.

O Estatuto garante aos idosos, em seu art. 2º todas as oportunidades e facilidades para a preservação da saúde física e mental e aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

O art. 3º, ressalta a obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público em assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, saúde, alimentação, educação, cultura, esporte, lazer, trabalho, cidadania, liberdade, dignidade, respeito e à convivência familiar e comunitária.

Ações pela melhor idade

Segundo o Censo Demográfico de 2010, Nova Laranjeiras conta com aproximadamente 1.300 idosos (pessoas com 60 anos ou mais). A prefeitura desenvolve ações em prol da longevidade, saúde e felicidade dos idosos por meio dos grupos da melhor idade.

Presenças

Estiveram no encontro o prefeito Fábio Roberto dos Santos, a primeira-dama, secretária de governo e Assistência Social Emerenciane Mendes, vereadores Dirceu Fernandes, Arcindo Ferreira Valcarenghi, João Maria Machado e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Terezinha Marcansoni de Abreu.