Nova versão de “Pantanal” deve estrear em 2021

Clássico da TV Manchete será revisitado pela Globo e apresentado no horário nobre.

O que antes era um rumor, tornou-se realidade. A Globo fará um remake de “Pantanal”, novela escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida em 1990, na extinta TV Manchete. O anúncio da nova versão foi feito no dominical “Fantástico”, contando com entrevistas com o autor da obra original, o neto dele – Bruno Barbosa -, que será o responsável por adaptar o texto, e Rogério Gomes, encarregado de dirigir a novela.

Quando foi ao ar pela primeira vez, “Pantanal” incomodou a Globo na audiência – um feito visto poucas vezes na história da televisão nacional. O sucesso do folhetim foi tanto, que a emissora dos Marinho obrigou-se a mexer em sua programação, fazendo com que a então novela das 20 horas, “Rainha da Sucata”, ficasse no ar por mais alguns minutos e evitasse que o público migrasse para a concorrente.

A previsão é que a nova versão de “Pantanal” estreiae daqui há um ano, em setembro de 2021, no lugar de “Em seu lugar”, de Lícia Manzo, no horário das 21.


Elenco

Em 1990, a então novata Cristiana Oliveira roubou a cena interpretando Juma Marruá, “a mulher que virava onça”. Marcos Winter interpretou Joventino e Cláudio Marzzo foi José Leôncio e o Velho do Rio.

Para a regravação, ainda não especulações de nomes. O diretor Rogério Gomes, por exemplo, disse que lançar um “novo rosto” seria uma ideia interessante.


Outros remakes da concorrência

Essa não é a primeira vez que a Globo faz uma nova versão de um sucesso de outra emissora. “Mulheres de Areia” e “A Viagem”, ambas de Ivani Ribeiro, por exemplo, foram ao ar primeiro na TV Tupi, nos anos 1970. Duas décadas depois, as estórias foram regravadas e alcançaram um sucesso ainda maior do que das versões originais. Mais recentemente, “Éramos Seis” ganhou a faixa das 18 horas. Foi a 5ª versão da obra adaptada do livro de Maria José Dupré. A 4ª e mais lembrada pelo público foi produzida pelo SBT, em 1994.