“Por meio de uma linguagem simples e repleta de humor é possível construir um diálogo entre os conteúdos de história e a linguagem dos memes”, disse Camila Mota
Com o objetivo de dinamizar as aulas e torná-las mais atraentes ao alunos da Rede Estadual, o Colégio Estadual Vila Industrial, de Laranjeiras do Sul, realizou ontem (18), um festival de memes online. Segundo a professora Camila Mota, idealizadora do evento, a iniciativa é uma forma importante de lidar com a pandemia, já que a transformação de conteúdos científicos em uma linguagem que faz parte da sua realidade dos alunos pode estimulá-los.
“Por meio de uma linguagem simples, repleta de humor e ironias é possível construir um diálogo entre os conteúdos de história apresentados durante as meet (videochamadas) e a linguagem dos memes, que é algo divertido e que todos os alunos conhecem, pois faz parte da realidade deles”, ressaltou a professora.
Ela detalhou ainda que, em uma sociedade em que temos que disputar a atenção dos alunos com youtubers, tiketoker etc.; é preciso explorar a construção do conhecimento de diferentes formas. “O grande desafio desse projeto foi o uso da internet e dos aplicativos de produção de texto, pois muitos alunos não sabiam salvar imagens no celular e editar, então foi preciso ensiná-los”.
O festival
O festival online contou com o auxílio do diretor Diogenes Marcante Ribeiro e da equipe pedagógica da escola, que organizou as premiações em 1°, 2°, e 3° lugar, e distribuíram lembrancinhas à todos os alunos do Ensino Fundamental que participaram.
Os jurados foram escolhidos pela professora Camila, os quais são professores da rede pública de Educação, o professor Tiago Galinski, que atua em Nova Laranjeiras, o professor e diretor Diego Tecchio, de Guarapuava, e a professpra Rosemari, de Laranjeiras do sul.
Segundo o professor Diego “No contexto que vivemos, é muito importante se utilizar de todas as ferramentas que temos a mão para trabalhar com nossos estudantes. Fica muito mais fácil quando conseguimos falar a língua deles. Nos aproximamos e conseguimos dar mais significado aos conteúdos curriculares”.
Os estudantes vencedores foram: Em 1º lugar, Victor Diego dos Santos Vendel, em 2º Camila Mineiro Valin e em 3º Gislaine Ern dos santos