Novo golpe no WhatsApp usa sistema de valores a receber do BC

Apesar de acessar sites falsos não ser exatamente um risco, ao aceitar as notificações, as vítimas estão mais próximas de cair em um golpe

Nesta quinta-feira (10), a Kaspersky publicou um comunicado oficial para alertar os brasileiros sobre um novo golpe realizado por notificações que surgem no navegador de smartphones. O novo caso fraudulento aponta que as vítimas contam com valores a receber do Banco Central, prometendo um saque instantâneo do dinheiro via Pix.

Assim que o usuário clica em um link malicioso enviado por WhatsApp, ele é redirecionado para sites falsos do sistema Registrato do Banco Central do Brasil, em que é possível consultar se existem valores a receber. Em todos os casos, os sites maliciosos mostrarão que a vítima tem dinheiro a receber, com valores entre entre R$ 1 mil e R$ 4 mil.

O problema é que o golpe questiona se o site falso pode enviar notificações para o smartphone e, ao aceitar, os criminosos têm um canal direto para enviar notificações fraudulentas. Ou seja, apesar de acessar os sites falsos não ser exatamente um risco, ao aceitar as notificações, as vítimas estão mais próximas de cair em um golpe.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail