Paraná: a cada dez empregos nove foram criados pelos pequenos negócios em março

O Estado tem saldo de 33.200 empregos gerados por pequenos negócios no acumulado do ano; só em março foram 8.768 contratações, 97,2% do total

As micro e pequenas empresas (MPE) expandiram, no último mês de março, a sua participação proporcional na geração de novos postos de trabalho no País. O segmento, que tem sido o maior responsável pela criação de empregos ao longo dos últimos anos (em especial no período da pandemia), abriu nada menos que 88,9% de todas as vagas no terceiro mês de 2022. No Paraná, os números são ainda melhores: os pequenos negócios fizeram 8.768 contratações, 97,2% do total, em março passado.

De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae com base nos dados do Caged, do Ministério do Trabalho e Previdência, no acumulado do ano, o Paraná tem saldo de 33.200 empregos gerados por pequenos negócios, enquanto as médias e grandes empresas (MGE) contabilizam saldo de 22.587 empregos. O Brasil acumula um saldo de 430 mil vagas geradas por micro e pequenas empresas, enquanto as médias e grandes tem saldo de 148 mil empregos. Só no mês de março, no Brasil, os pequenos negócios tiveram mais de um milhão de admissões e um saldo positivo de 121 mil empregos.

Serviços lideram

O setor de Serviços continua sendo a principal força geradora de empregos, tanto no Brasil quanto no Estado do Paraná. Em março, as MPE desse segmento contrataram 74.255 pessoas, totalizando, até o momento, 273.698 novos postos de trabalho, em 2022. No Estado do Paraná, foram 5.283 admissões.

No ano passado, de acordo com o Caged, as micro e pequenas empresas (MPE) paranaenses foram as principais responsáveis pela geração de empregos com carteira assinada. Durante o ano de 2021, foram criados 143.733 novos postos de trabalho pelas MPE. Ao todo, 83% dos empregos no Paraná foram gerados por micro e pequenas empresas. O Paraná foi o quarto estado brasileiro em números absolutos na geração de empregos com carteira assinada.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail