Paraná tem segundo melhor tempo na abertura de empresas em novembro

Estado cravou um dia e duas horas para a análise de 4.495, bem abaixo da média nacional de dois dias e duas horas para a abertura de empresas

O Paraná foi, em novembro, o segundo mais ágil na abertura de empresas do País, com um dia e duas horas, para a análise de 4.495 processos. O Estado ficou atrás de Sergipe, que levou a média de um dia, mas com a análise de apenas 312 protocolos. O tempo está bem abaixo da média nacional de dois dias e duas horas. O relatório foi divulgado pela Junta Comercial do Paraná na terça-feira (7).

O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o período na etapa de viabilidade, na validação cadastral dos órgãos na efetivação do registro e obtenção do CNPJ. Não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para funcionamento do negócio.

Do total de empresas abertas no Estado, 92% concluíram o processo em até três dias, 5% em cinco dias, 1% em 7 dias e 2% demoraram mais de sete dias. Os dados podem ser encontradas também na RedeSim, do governo federal, mensalmente.

No mesmo período de 2020, o tempo de abertura de empresas no Paraná estava em três dias e 17 horas, para a análise de 4.248 processos. No período, 72% das empresas foram abertas em menos de três dias.

Assim, no mapa estatístico, o Estado ainda estava no “amarelo”, e hoje está no “verde”, que representa a melhora na performance.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail