Parceria entre prefeitura de Foz do Jordão e Engie garante revitalização de córregos e nascentes

A secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Foz do Jordão, está desenvolvendo um importante projeto de preservação de

A secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Foz do Jordão, está desenvolvendo um importante projeto de preservação de córregos em nascentes, em parceria com a Engie Brasil Energia. Conforme o secretário da pasta, Jauri Quatrin, a Engie disponibilizou o valor de R$ 37 mil.

Jauri explicou que foram comprados e distribuídos: arames de cerca, grampos, caixa d’água de 1 mil litros, caixa d’água de 5 mil litros para abastecedores comunitários, mangueira de ¾, além de cimento para fazer a proteção de fontes.

Plantio de árvores

Faz parte do projeto a distribuição de mudas de árvores nativas aos agricultores, para que seja realizado o plantio ao redor das nascentes e cursos de água existentes no perímetro do município. “Parte fornecidas pela Engie e outra quantidade pela Copel”, disse o secretário.

O secretário destaca que este projeto tem uma grande relevância para garantir um futuro melhor para as próximas gerações.

“Estamos em meio a uma crise hídrica e o nosso objetivo é tentar minimizar os impactos, para que no futuro nossas nascentes voltem”.

Conscientização

Jauri contou que atualmente cerca de 50% das nascentes de Foz do Jordão secaram.

“O que nos anima é que o povo está consciente, estão vendo que as águas estão terminando e se não cuidarmos, em pouco tempo estaremos semestre recurso tão valioso”.

Segundo o secretário serão feitos 100 atendimentos, entre córregos e nascentes. A secretaria tem o prazo de dois anos para concluir o projeto.

“Aqui em Foz do Jordão estamos engajados para recuperar as fontes”, conclui Jauri.