Prévia do Censo 2022, mostra que o Brasil tem 207,8 milhões de habitantes

O Censo era para ter acontecido em 2020, mas devido a pandemia do Covid-19, sofreu um atraso de 2 anos.

Recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão nas ruas para realizar as coletas de dados desde o dia 1° de agosto e vão continuar durante janeiro de 2023. Foi divulgada ontem (28) pelo IBGE uma prévia onde mostra que o Brasil chegou a marca de 207.750.291 habitantes em 2022, o dado é baseado nas coletas realizadas até o dia 25 de dezembro pelo Censo Demográfico 2022 que até agora foram entrevistadas 89,9% da população brasileira, somando 87,7 milhões de domicílios particulares e mais de 178 milhões de pessoas.

O objetivo do Censo é cumprir as obrigações legais em relação a fornecer, anualmente o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). “Este modelo adotado foi bastante estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, que olhou detalhadamente o processo desenvolvido para fornecer ao TCU e à sociedade os melhores dados técnicos e reais possíveis”, afirma o diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.

As informações que foram divulgadas foram entregues hoje ao TCU para os cálculos de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita de acordo com o número de habitantes. A tabela com prévia da papulação para cada município será publicada no Diário Oficial da União.

Quem não respondeu o Censo?

As pessoas que não responderam o Censo por que não estavam em casa no dia da coleta em seu bairro, devem ligar para o numero 137 do Disque-Censo, que atende todos os estados brasileiros gratuitamente, todos os dias da semana, das 8 às 21h30.


Prévia do Censo 2022 – Foto: IBGE