Princesa do Japão se casa com namorado da faculdade e perde status de realeza

Princesa é a terceira a abandonar a família real desde 2000

A princesa do Japão, Mako, sobrinha do imperador Naruhito, decidiu deixar a família real nesta terça-feira (26), para se casar com seu namorado desde a universidade, Kei Kumuro, plebeu e advogado recém-formado. Kumoro e Mako se conhecem a mais de 10 anos quando iniciaram juntos na faculdade de direito.

A união não teve festa e a princesa também abriu mão do dinheiro que receberia por deixar o título, um dote equivalente a mais de R$ 6 milhões.

Com sua saída, Mako se torna a terceira princesa a abandonar a família real desde o início dos anos 2000, e a nona desde o fim da Segunda Guerra Mundial. No total, a família real do Japão passou de 67 membros em 1945 para 17.

A notícia em 2018 de que o casal iria se casar se tornou alvo de protestos, levando inclusive o adiamento da celebração e a saída de Komuro do país para viver em Nova York, onde Mako se mudará para atuar também como advogada juntamente do marido.

Enquanto Komuro estava em Nova York, Mako permaneceu no Japão, e eles ficaram três anos sem se ver pessoalmente. Recentemente, quando a data do casamento foi anunciada, a agência da Casa Imperial informou que a princesa estava sofrendo de transtorno de estresse pós-traumático devido à grande cobertura midiática sobre ela.

Sem escolhas

Mako deixou de lado todas as mordomias da vida em um palácio, para se casar com um plebeu amado. Se ela continuasse na família real, a princesa teria apenas duas opções, não se casar nunca, ou se casar apenas com parentes de sangue, regra da Casa imperial instituída em 1947, para manter a linhagem sanguínea da realeza intacta, o que seria algo impraticável em uma família com apenas três homens elegíveis para substituir o atual imperador Naruhito no trono: os príncipes Hisahito de 15 anos; Akishino de 55; e Hitachi de 85.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail