Três Barras recebe kits de robótica para escolas

Além de notebooks, foi recebido um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos. Os alunos contarão com materiais didáticos como videoaulas e cartilhas digitais

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, e o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, estiveram na última sexta-feira (22), em Cascavel, para apresentar o Cartão Futuro, programa do Governo do Estado que vai beneficiar jovens da região.
O programa, vinculado à secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho, incentiva a contratação de aprendizes de 14 a 21 anos por pequenas empresas, que contarão com um subsídio mensal do governo.

Também fizeram a entrega de kits de robótica para escolas dos municípios de Corbélia, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Três Barras do Paraná, Ibema e Santa Lúcia.

“Estamos dando oportunidade para esses alunos. É democratizar o acesso a instrumentos, às novas tecnologias, importantes para que eles possam se desenvolver e ter lá na frente as mesmas oportunidades que têm os alunos de grandes centros ou das grandes escolas privadas”, afirmou o chefe da Casa Civil, Guto Silva, que participou da entrega para escolas dos Núcleos Regionais de Educação de Cascavel.

O secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, esteve na entrega e destacou que o programa Robótica Paraná faz parte de todo um processo de inovação que está em andamento na Secretaria da Educação. “É possibilitar experiências e conhecimento que cada vez mais serão demandados não só aqui, mas em todo o mundo”, destacou.


O programa

O programa Robótica Paraná foi lançado no final de agosto e oferece a alunos do ensino médio, da rede estadual, conteúdos de automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência. Com o programa Educação para o Futuro, previsto para começar no ano que vem, a intenção é adquirir mais seis mil kits de robótica para os colégios da rede estadual.

Os kits são compostos por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, que inclui motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduínos, por exemplo.

Para facilitar o processo de aprendizagem, os alunos contarão com materiais didáticos como videoaulas e cartilhas digitais, com instruções gráficas detalhadas que elucidam o passo a passo de cada proposta de atividade. Alguns exemplos são braço robótico, irrigador automático e projeto semáforo. Todos os materiais estão disponibilizados no site do Robótica Paraná.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail