Programa Paraná Cidadão Nova Laranjeiras oferece atendimento gratuito à população

O evento atende os que precisam cadastrar, atualizar e emitir documentos importantes, além de oferecer benefício aos jovens do município por meio do ID Jovem 2.0 e do Co.liga

O governo do Paraná junto com a administração municipal de Nova Laranja iniciaram ontem (1°) o programa Paraná Cidadão, uma feira de serviços completa para oferecer gratuitamente serviços à população, como: emissão de RG e CPF, Nota Paraná, Identidade Jovem 2.0, regularização de débito com o município, Copel e Sanepar, Carteirinha do Idoso, Passe Livre, cadastramento habitacional, 2ª via de documentos, testes rápidos da saúde, atendimentos do CRAS, serviços do DETRAN, entre muitos outros serviços.

Os atendimentos ocorreram das nove às 17 horas. Somente na parte da manhã foram emitidos mais de 80 novos RGs e 35 novos CPFs.

O projeto é uma coordenação entre os serviços dos governos estadual e municipal com o objetivo de atender as necessidades da população local. Programas como esses são, muitas vezes, de difícil acesso. Com isso a prefeitura promove a feira Paraná Cidadão, instituída pelo estado e coordenada pela secretaria da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF).

Para a juventude

Um dos diferenciais do evento são os serviços disponibilizados aos jovens. A Identidade Jovem é destinada às pessoas entre 15 e 29 anos que possuam renda familiar de até dois salários mínimos, que tenham o Número de Identificação Social (NIS) e cadastro único atualizado. Para aqueles que não tiverem o NIS, é necessário se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município ou do mais próximo, levando os documentos de identificação e inscrever-se ou atualizar o cadastro. Dessa forma conseguirão obter o NIS.

O ID Jovem oferece benefícios como: meia entrada no cinema, meia entrada no teatro, meia entrada em show, duas vagas gratuitas em viagens interestaduais, meia entrada em eventos esportivos, isenção de taxa de emissão da Carteira de Identificação Estudantil e duas vagas com 50% de desconto em viagens interestaduais.

Para gerar o ID Jovem, basta baixar o aplicativo ID JOVEM 2.0, informar o número pessoal do NIS, o nome completo, data de nascimento, nome da mãe; ou a obtenção também pode ser feita através do site idjovem.juventude.gov.br, com o preenchimento das informações pessoais.

Outro serviço para atender os jovens do município é o Co.liga, uma escola virtual, que busca promover a inclusão da juventude brasileira no campo da Economia Criativa de forma mais produtiva. São oferecidos cursos gratuitos, autoinstrucionais e de curta duração, divididos em cinco áreas da Economia Criativa: Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais; além de oferecer temas como empreendedorismo, línguas, cidadania e elaboração de projetos culturais, que dão suporte à trajetória dos jovens. Ao concluir um ou mais cursos é possível emitir certificados com cara horária e data de conclusão, que pode ser avaliado por meio de um QR code para garantir sua autenticidade.

Para os interessados, o evento continuará hoje (02) e amanhã sexta-feira (03), no ginásio Mário da Rosa.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail