Projeto de extensão rural é iniciado em Goioxim

Professores e acadêmicos dos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária realizaram ontem (13), em Goioxim, o projeto de extensão

Professores e acadêmicos dos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária realizaram ontem (13), em Goioxim, o projeto de extensão rural. Realizado através de uma parceria entre a Faculdade Guarapuava e a prefeitura, o objetivo dele é supervisionar e levar conhecimento aos produtores do município.

Segundo a prefeita Mari Terezinha, o projeto vem dando muito certo. “Os alunos palestraram nas comunidades de Rio Bonito e Cochos e visitaram também propriedades na comunidade de São Pedro e Jaboticabal”, relatou. No início do dele algumas propriedades foram escolhidas, mas logo será estendido por todo município.

O extensionismo e sua importância

O extensionismo é um instrumento de desenvolvimento econômico e social, altamente necessário para que os produtores rurais recebam, por meio de transferências, as tecnologias que os possibilitem acompanhar a velocidade do agronegócio brasileiro.

Atualmente, metade dos produtores do país recebe assistência técnica. É o extensionista que transfere o conhecimento produzido na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), nos órgãos de pesquisa e nas universidades. São esses profissionais que transformam a linguagem científica em conhecimento prático.

Segundo especialistas, fortalecer o extensionismo é possibilitar a maior presença de técnicos junto aos produtores e, com isso, identificar problemas, recomendar tecnologias e colher mais produtividade e qualidade tanto nos alimentos como na vida das famílias rurais.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail