Propostas qualificadas para vacinas nacionais são apresentadas pelo governo

Para ministro, pandemia deixou clara importância da ciência

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) divulgou ontem (31) as quatro propostas qualificadas preliminarmente, no âmbito do chamamento público para a prospecção de projetos de ensaios clínicos de vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas no Brasil. Com o anúncio, os proponente terão de apresentar a documentação necessária, conforme previsto em edital.

Ao anunciar os projetos selecionados, o ministro Marcos Pontes destacou a importância da ciência para o combate à Covid-19. “A pandemia deixou clara a importância da ciência, que é a única arma que temos para vencer o vírus. Os resultados em um ano foram expressivos, com redução do número de óbitos. O Brasil tem cientistas de altíssimo gabarito no cenário internacional, mas para que a ciência funcione precisa de irrigação de recursos.”

Ele também destacou que os investimentos em educação, ciência, tecnologia e inovação são os diferenciais característicos de um país desenvolvido. “A chamada de hoje é simbólica para uma mudança. Nossos orçamentos foram reduzidos, mas estamos agora em ponto de inflexão. Paulo Guedes [ministro da Economia] disse que no ano que vem o orçamento do ministério será aumentado”, acrescentou.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail