Quer mudar sua carreira? Comece pelo autoconhecimento

Confira as dicas do professor do Senac Patrick Andretti. “Se você não se sente feliz e realizado em sua carreira, cabe somente a você mudar esse cenário”

Quer mudar de carreira e não sabe como? O docente dos cursos de gestão do Senac Patrick Andretti diz que algumas circunstâncias podem motivar as pessoas a buscarem outras atividades no mercado de trabalho.

“Insatisfação com salário, com horários, por não ser o tipo de função que a pessoa esperava, não ter uma boa relação com o gestor e a busca por oportunidades de crescimento são alguns dos fatores apontados. Se você não se sente feliz e realizado na sua carreira, cabe somente a você mudar esse cenário”, destaca o especialista.

Passos para mudança

O docente afirma que primeiro deve-se buscar o autoconhecimento. Saber qual área mais interessa, para qual se tem mais habilidades e aptidões. Essas informações podem ser obtidas por meio de testes vocacionais, de perfil comportamental. Em seguida, é importante pesquisar sobre a profissão, ampliar cada vez mais o networking e acioná-lo conversando com profissionais da área ou áreas que se tem maior interesse. E, finalmente, realizar capacitações, cursos técnicos e treinamentos necessários para desenvolver as habilidades necessárias para ser um excelente profissional na futura carreira, aponta o docente.

Restrição de idade

Patrick explica que em algumas áreas profissionais e em algumas empresas a restrição de idade para transição de carreira, ainda compromete muitos profissionais. “Mas é um cenário que cada vez mais vem apresentando mudanças e melhorias neste sentido. Cada vez mais o mercado de trabalho tem a percepção de que a idade não é um empecilho para um grande profissional, desde que este tenha os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para desenvolver um ótimo trabalho e assim gerar grandes resultados”.

Dicas para acertar na transição

Analise sua realidade (onde estou e onde quero chegar);

Tenha um objetivo claro (saiba exatamente qual área você quer atuar);

Pesquise o mercado que irá atuar (vagas, remuneração e concorrência);

Estabeleça um plano de ação (corra atrás de formação acadêmica e treinamentos que possibilitem você atuar na área desejada);

Amplie sua rede de contatos (networking).

Prepare-se para mudanças (o mercado de trabalho está sempre mudando e você tem que mudar junto);

Maximize sua performance.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail