Santos celebra 111 anos de história e glórias

Conheça um pouco da história daquele que parou uma guerra e foi duas vezes o melhor do mundo

Hoje é um dia especial para o futebol brasileiro e mundial, pois o Santos Futebol Clube completa 111 anos de história, recheada de conquistas, títulos e grandes jogadores que marcaram gerações. Fundado em 14 de abril de 1912, o time da Vila Belmiro se tornou um dos mais vitoriosos do Brasil e do mundo, sendo o berço de lendas como Pelé, Neymar e Robinho.

Conquistas

O Santos tem em seu currículo oito títulos do Campeonato Brasileiro, sendo o último conquistado em 2004. A equipe também brilhou no cenário internacional, com três títulos da Copa Libertadores da América (1962, 1963 e 2011) e dois títulos do Mundial Interclubes (1962 e 1963).

A maior estrela

Falar das conquistas do Santos é, inevitavelmente, falar de Pelé. O Rei do Futebol fez história no clube, sendo o maior artilheiro de todos os tempos com 1.091 gols em 1.116 partidas. Durante a Era Pelé, o Santos viveu seu auge, vencendo campeonatos e formando um dos times mais memoráveis da história do futebol. Pelé conquistou seis títulos do Campeonato Brasileiro, cinco Taças Brasil, duas Libertadores e dois Mundiais pelo Santos, além de uma série de outros troféus.

O time que parou uma guerra

Esse é um episódio emblemático e ocorreu durante a excursão do time à África em 1969. Na época, o Santos era uma das equipes mais famosas do mundo, graças principalmente ao talento de Pelé. Durante essa turnê, o clube brasileiro visitou vários países africanos, incluindo a Nigéria, que estava em meio à Guerra Civil de Biafra (1967-1970).

Quando o Santos chegou à cidade de Lagos, na Nigéria, em 25 de janeiro, a guerra civil estava em seu auge. No entanto, a paixão pelo futebol e a oportunidade de ver Pelé e o Santos em campo eram tão grandes que os dois lados do conflito concordaram em um ‘cessar-fogo’ temporário de 48 horas para que o jogo pudesse acontecer.

O Santos enfrentou a Seleção da Nigéria e venceu por 2 a 1, com gols de Pelé e Edu. A partida foi assistida por milhares de pessoas no estádio e é considerada um marco na história do clube e do futebol mundial.

Legado

Entretanto, o legado do Santos não se resume apenas a Pelé. O clube também revelou talentos como Robinho e Neymar, que brilharam nos gramados nacionais e internacionais. Robinho, com seu estilo habilidoso e dribles desconcertantes, ajudou o Santos a conquistar dois títulos brasileiros em 2002 e 2004. Neymar, por sua vez, se tornou uma das maiores estrelas do futebol mundial e foi peça fundamental na conquista da Libertadores de 2011.

Além dessas estrelas, o Santos também revelou nomes como Diego, Elano, Paulo Henrique Ganso e Rodrygo, que contribuíram para o sucesso do clube e se destacaram no futebol mundial. A constante revelação de talentos faz parte da identidade do Santos, que segue investindo em suas categorias de base e buscando novos craques para manter a tradição.

Atualmente

A diretoria do Santos está perto de anunciar um patrocínio de R$ 45 milhões com a casa de apostas ‘Blaze’ por dois anos. A negociação contou com a ajuda de Neymar ‘Pai’ e do presidente Andres Rueda. O anúncio deve ocorrer hoje (14), na comemoração dos 111 anos do clube. Atualmente, o patrocínio máster é da Pixbet, e o Santos pagará a multa rescisória do contrato até o fim de 2024.

Encontro da Família Santista

Em Laranjeiras as comemorações acontecem no domingo, e ocorrerá na Associação dos Funcionários da Eletrosul de Laranjeiras do Sul. De acordo com a organização do evento, toda a família santista está convidada a prestigiar o almoço que terá o valor de R$ 20, crianças até 12 anos não pagam. “Quem ainda não foi convidado e é santista pode ir uniformizado. Vai ter carne, saladas e chope à vontade”, afirma a organização.