Site da Copel volta ao ar, mas links de serviços permanecem inacessíveis

No início da manhã desta quarta-feira (3), o site da Companhia Paranaense de Energia (Copel) voltou ao ar, dois dias

No início da manhã desta quarta-feira (3), o site da Companhia Paranaense de Energia (Copel) voltou ao ar, dois dias depois de ser atacado por hackers. Os links de serviços da página inicial, no entanto, – como segunda via de fatura, pedido de ligação e bloqueio de corte – permanecem inacessíveis e direcionam o internauta para uma página de erro, em inglês, que diz que a conexão não está disponível.

A Copel não informou quanto tempo levará para a normalização completa de seus sistemas de tecnologia da informação (TI). A invasão, ocorrida na madrugada de segunda-feira (1º), deixou fora do ar, também, o telefone 0800.

De acordo com a Copel, o fornecimento de energia e a estrutura de telecomunicações não foram afetados. Em nota, a empresa comunica ainda que está tomando as medidas necessárias e que uma investigação está em curso para identificar os responsáveis pelos ataques.

Veja o que disse a empresa, em nota divulgada na terça-feira (2):

A Copel informa que alguns de seus servidores sofreram ataques cibernéticos na madrugada de segunda-feira, gerando indisponibilidade de parte de seus sistemas. Os sistemas de operação e proteção detectaram o ataque e, imediatamente, a Companhia seguiu os protocolos de segurança, inclusive com a suspensão do funcionamento de seu ambiente informatizado para proteger a integridade das informações.

A avaliação completa do ocorrido está em curso e a Companhia está tomando providências necessárias para restabelecer a normalidade. Até o momento, os principais sistemas da Copel se mantêm íntegros e os serviços de fornecimento de energia elétrica e de telecomunicações seguem funcionando normalmente. As autoridades competentes estão acompanhando o caso.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail