‘Tampinha Paraná’: da reciclagem à assistência aos idosos

Projeto de lei do presidente Traiano propõe a expansão de iniciativa que troca tampas plásticas em fraldas geriátricas e itens de higiene

Uma ação que combina solidariedade e sustentabilidade está prestes a ganhar proporções ainda maiores no Paraná. O projeto de lei, que dá origem ao programa ‘Tampinha Paraná’, foi apresentado durante a sessão plenária da última quarta-feira (02), na Assembleia Legislativa, marcando um passo significativo rumo à oficialização e ampliação dessa iniciativa transformadora.

A proposição 617/2023, assinada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSD), pelo primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e pela segunda-secretária, deputada Maria Victoria (PP), visa estender os benefícios do programa, que já está colhendo frutos positivos em prol da comunidade.

Princípios

O programa, idealizado e coordenado pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, tem como objetivo incentivar a coleta de tampas de plástico e sua troca por fraldas geriátricas e itens de higiene. Esses recursos, provenientes da reciclagem das tampas, são destinados a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.

“Estamos o formalizando oficialmente como uma iniciativa do Poder Legislativo, por meio deste projeto de lei, estabelecendo diretrizes e critérios para sua expansão em todo o estado. O programa já possui uma base sólida e queremos oferecer a estrutura necessária para que ele possa crescer, atendendo a mais asilos e idosos em situação de vulnerabilidade no Paraná”, explicou o deputado Ademar Traiano.

Participação

O projeto propõe um chamamento público às instituições de acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade interessadas em se envolver no projeto. As tampas coletadas pelas instituições beneficiadas serão encaminhadas para reciclagem, supervisionada por recicladoras ou órgãos de tratamento de resíduos plásticos, sob a vigilância dos órgãos de proteção ambiental.

A divulgação e promoção do programa serão realizadas pela Alep, visando à participação de Câmaras municipais, prefeituras e outros órgãos públicos. A adesão ao programa pode ser solicitada por meio de um ofício enviado à presidência da Assembleia.

“O projeto ressalta que a colaboração entre entidades públicas e privadas para fomentar a cultura da reciclagem, ao mesmo tempo em que presta assistência a pessoas vulneráveis, atende a diversas demandas sociais”, diz Traiano.
Além disso, ele enfatiza que a iniciativa reforça o compromisso com o desenvolvimento e a construção de uma sociedade solidária, conforme preconizado no artigo 3º da Constituição.

“A jornada do programa ‘Tampinha Paraná’ continua agora com os trâmites legislativos, trazendo a perspectiva de um futuro mais sustentável e inclusivo para o estado, ao estender a mão amiga a idosos em situação de vulnerabilidade e promover a conscientização sobre a importância da reciclagem”, finaliza.