Terremoto no norte das Filipinas e deixa quatro mortos e 60 feridos

Terremoto de magnitude 7,1 abalou as estruturas da ilha de Luzon

Um intenso terremoto de magnitude 7,1 sacudiu a ilha filipina de Luzon nesta quarta-feira (27) matando ao menos quatro pessoas, ferindo outras 60 e danificando edifícios na província de Abra, ao norte do país, e causando fortes tremores na capital, Manila. Outras quatro pessoas morreram em diferentes províncias.

O tremor ocorreu a 11 km a sudeste da cidade de Dolores, a uma profundidade de 10 km, de acordo com os Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O presidente Ferdinand Marcos Jr disse em suas redes sociais que o terremoto atingiu perto do reduto político de sua família.“Apesar dos tristes relatos sobre os danos causados pelo terremoto, estamos garantindo uma resposta rápida aos necessitados e afetados por essa calamidade”.

Hospital atingido

Um hospital na província de Abra foi esvaziado depois que o prédio desabou parcialmente, mas não houve relatos de vítimas no local, disseram autoridades. “Ainda estamos experimentando tremores secundários. Recebemos relatos de danos em casas. Mas até agora nenhuma vítima”, disse a prefeita Rovelyn Villamor, da cidade na província de Abra.

Renato Solidum, diretor da agência estadual de sismologia, disse que são esperados fortes tremores secundários. “O foco da atenção está em Abra e províncias próximas. Este é um grande terremoto”, disse Solidum, acrescentando que deslizamentos de terra foram relatados em algumas partes de Abra, particularmente na cidade de Manabo.

Abra abriga quase 250.000 mil pessoas, é uma província sem litoral no norte das Filipinas. Seus vales profundos e colinas inclinadas são cercados por montanhas escarpadas. Eric Singson, um congressista na província de Ilocos Sur, também no norte, disse que o terremoto foi sentido fortemente lá e durou 30 segundos ou mais. “O terremoto danificou edifícios históricos na cidade de Vigan, conhecida por sua antiga arquitetura colonial espanhola, na costa oeste de Luzon”.

Relatos da população

Já o turista Edison Adducul disse que estava tirando fotos da torre do sino da Igreja Bantay em Vigan quando o terremoto ocorreu, sacudindo a torre por até três minutos.

O senador Imee Marcos disse que várias igrejas foram danificadas. “Os tijolos antigos e as pedras de coral caíram da Bantay Bell Tower”.

O terremoto também foi sentido em Manila, onde vários prédios foram evacuados, com algumas pessoas forçadas a fugir do 30º andar de um prédio, e os sistemas ferroviários da cidade foram interrompidos na hora do rush.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail