Virmond: atividade da secretaria de Meio Ambiente leva projeto de conscientização à 60 crianças

Unindo pintura e trabalho ambiental à educação ambiental, os alunos dos Prés 1 e 2 Cmei Jardim Encantado aderiram à ideia da secretária Renata da Rosa. Na próxima semana haverá plantio de mudas

A prefeitura de Virmond, por meio da secretaria de Meio Ambiente, realizou uma ação de conscientização ambiental com as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jardim Encantado, chamada ‘Educação Ambiental’. Sob a coordenação da secretária Renata Caroline da Rosa, as atividades foram voltadas para os alunos do Pré 1 e Pré 2, com foco no uso e na importância da reciclagem.
Renata ressalta a importância de trabalhar com as crianças, considerando que elas já têm contato frequente com materiais recicláveis na sala de aula. “As professoras costumam pedir que tragam materiais recicláveis de casa, o que facilita o entendimento sobre o tema. Decidi aprofundar a conversa com elas, pois são muito inteligentes e já demonstram uma compreensão avançada do assunto”, comentou a secretária.

Participação
Além da palestra sobre reciclagem, a atividade incluiu pintura e trabalhos manuais, permitindo que as crianças expressassem o que aprenderam de maneira lúdica. Cerca de 60 alunos participaram da iniciativa, e segundo Renata, a interação com eles foi “maravilhosa”. “As crianças são muito atentas e respondem a tudo que você pergunta. Foi extremamente gratificante ver o quanto elas entendem sobre o reaproveitamento do lixo, inclusive o orgânico, algo que muitas já praticam em casa, ajudando seus pais e avós na horta”, destacou Renata.
Um ponto interessante levantado pelas crianças foi o cuidado com o lixo orgânico, como as cascas de ovo usadas na compostagem caseira, e a atenção em evitar o acúmulo de água, que pode favorecer a proliferação do mosquito da dengue. “Achei uma graça quando disseram que moem as cascas de ovo para evitar que acumulem água”, compartilhou a secretária.

Conscientização
A iniciativa faz parte de um projeto maior da secretaria de Meio Ambiente, que visa conscientizar as novas gerações desde cedo sobre a importância da preservação ambiental. “Começamos com os pequenos porque eles são o futuro do nosso município e, sem dúvida, levam para casa o que aprendem na escola”, explicou Renata.
Ela também ressaltou a importância de a população separar corretamente o lixo reciclável e o orgânico, respeitando os dias de coleta estabelecidos.
Renata revelou ainda planos para expandir as atividades de conscientização ambiental. “Pretendo implementar um projeto de horta de compostagem com as crianças. Vamos encontrar um espaço na escola para que elas tragam o lixo orgânico de casa, e assim, possamos cultivar verduras que poderão ser consumidas na própria escola. Esse projeto deve ser realizado em novembro”, anunciou a secretária.

Mais projetos
Na próxima semana, a ação continuará com o plantio de 50 mudas de árvores frutíferas no pesqueiro municipal, envolvendo alunos do quarto e quinto ano. “Essa atividade deveria ter ocorrido no Dia da Árvore, mas foi adiada devido ao período eleitoral. Agora, vamos levar as crianças para plantar e compreender, na prática, a importância da preservação ambiental”, disse.

“A expectativa é que as crianças não só absorvam o conhecimento, mas também atuem como multiplicadoras dessa conscientização dentro de suas famílias, ajudando a comunidade a adotar práticas sustentáveis no dia a dia”, conclui.