2024: Setor de serviços registra aumento de 8,5% e turismo 2,1%

O Paraná supera a média nacional de 3,3%, e no acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento no segmento em nível estadual atingiu 10,9%, sendo o mais elevado no Sul do País

No primeiro bimestre de 2024, as empresas paranaenses ligadas ao setor de prestação de serviços testemunharam um crescimento de 8,5% no volume de suas atividades em comparação com o mesmo período do ano anterior. Este desempenho destacado do Paraná, superando a média nacional de 3,3%, foi divulgado na mais recente Pesquisa Mensal de Serviços pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ontem (12).

Crescimento

No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento no segmento em nível estadual atingiu 10,9%, sendo o mais elevado no Sul do País. Enquanto isso, empresas catarinenses registraram um aumento de 8,1% em suas atividades, e as gaúchas, 3,8%. A média nacional ficou em 2,2%.

O levantamento também revela um crescimento de 6,3% no volume de serviços no Paraná em fevereiro, em comparação com o mesmo mês de 2023, mais do que o dobro do índice nacional de 2,5%.

Todos os segmentos analisados pelo IBGE apresentaram resultados positivos no Paraná no primeiro bimestre. Os serviços prestados à família aumentaram em 3,5% em relação a janeiro e fevereiro de 2023. Os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 5,9% no mesmo período, enquanto os transportes, serviços auxiliares e correio variaram em 9,4%.

As maiores altas foram observadas nas empresas que prestam serviços de informação e comunicação (10,6%) e em outros serviços (10,8%).

Turismo

No âmbito do turismo, o Paraná continua demonstrando um cenário aquecido. Entre janeiro e fevereiro, o setor registrou um aumento de 0,5% nas atividades, contrariando a tendência nacional de uma queda de 0,8% no mesmo período. Apenas cinco estados apresentaram uma variação mensal positiva.

No acumulado do ano, as atividades turísticas no estado acumularam um crescimento de 2,1% em comparação com o primeiro bimestre de 2023. Esse desempenho destacado posicionou o Paraná como líder no Sul do Brasil, superando Santa Catarina (1,3%) e o Rio Grande do Sul (-4,8%), e foi sete vezes maior do que a média nacional (0,3%). O aumento também se traduziu em uma melhoria nas finanças das empresas do setor, com um aumento de 10% na receita no primeiro bimestre de 2024.

Economia dinâmica

A economia dinâmica do Paraná é evidenciada pelos resultados positivos não apenas no segmento de serviços e turismo, mas também em outros setores, conforme revelado pelas últimas pesquisas do IBGE. No primeiro bimestre, as indústrias instaladas no estado registraram um crescimento de 4%, enquanto o comércio acumulou um aumento de 6,9% nos dois primeiros meses de 2024, destacando o vigor da economia paranaense.

Sobre a pesquisa

 A Pesquisa Mensal de Serviços fornece indicadores que possibilitam monitorar o comportamento atual do setor de serviços no país. A pesquisa analisa a receita bruta de serviços em empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, cuja principal atividade seja um serviço não financeiro, excluindo as áreas de saúde e educação. Os resultados completos, tanto em nível nacional quanto estadual, estão disponíveis para consulta no banco de dados do IBGE.