Esporte surgido no Canadá, o hóquei no gelo é o mais tradicional dos esportes de inverno

É formado por times de seis jogadores com substituições constantes entre titulares e reservas

Há alguns dias das olimpíadas de inverno, na cidade de Pequim, vamos conhecer mais um esporte que faz parte dessa competição, o hóquei no gelo.

Histórico

Esporte coletivo mais tradicional dos esportes de inverno, o hóquei no gelo é derivado do hóquei de campo tradicional. Ele é formado por times de seis jogadores (cinco na linha e um no gol), com substituições constantes entre titulares e reservas, que conduzem um disco de borracha com tacos e precisam fazer gols. A lógica é simples: no fim de três períodos, quem tiver mais gols é o vencedor.

Estima-se que o hóquei no gelo tenha surgido no Canadá, entre os séculos 18 e 19, como adaptação do hóquei no campo durante o inverno rigoroso no país da América do Norte. As primeiras partidas entre clubes aconteceram ainda no século 19. A National Hockey League (NHL), principal liga do planeta, surgiu em 1917.

Equipamentos necessários

Esporte de maior contato nos Jogos Olímpicos de Inverno, o hóquei exige grande número de equipamentos de proteção de seus atletas. O principal é o capacete, obrigatório, feito de um plástico rígido (normalmente nylon), com estofamento de espuma para reduzir os impactos.

Depois, os atletas utilizam protetores bucais, de pescoço, de ombro, de cotovelos, de pernas, luvas e joelheiras, além das camisas e calças, em números maiores, que devem ficar por cima desses materiais.

Eles ainda utilizam sticks (taco), feitos com materiais compostos e com tamanhos personalizados, os patins, um pouco mais curvados do que os da patinação artística, e precisam fazer gols com o puck (disco), um disco de borracha vulcanizada. A pista olímpica é na mesma dimensão da patinação artística (30 x 60 metros), mas com todas as marcações das zonas e dos pontos de face-off (recomeço da partida após interrupção).

Brasil no hóquei

O surgimento de pistas de gelo no Brasil a partir da década de 1960 estimulou a prática do hóquei no Brasil. A partir dos anos 1980, com a popularização do hóquei in-line e a diminuição das pistas de gelo, os atletas e clubes existentes migraram para as quadras.

Após a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) se reestruturar, a partir de 2013, o hóquei voltou a receber atenção da entidade.

Em 2014, o país fez sua estreia em uma competição oficial de hóquei no gelo (o pan-americano) e, desde então, participou de todas as edições do torneio, inclusive conquistando uma inédita medalha de bronze em 2015.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail