Primeira etapa do Jeps termina com grande adesão de atletas

A segunda parte da competição terá início no dia 26 de maio e uma das 16 sedes será a cidade de Marquinho

Na semana passada aconteceu o encerramento dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps), nas 15 regionais participantes. Durante esta fase participaram mais de 20 mil atletas entre técnicos, professores e alunos.

Cidades-sede

O Jeps regional aconteceu nas seguintes cidades: Astorga, Brasilândia do Sul, Campo Largo, Catanduvas, Centenário do Sul, Chopinzinho, Ivaí, Matelândia, Planalto, Reserva do Iguaçu, Telêmaco Borba, Terra Rica, Terra Roxa, Tomazina e União da Vitória.

Nesta primeira etapa foram disputadas sete modalidades coletivas e individuais, na categoria A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos), são elas: atletismo, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Segunda parte

A segunda parte das regionais acontece entre os dias 26 e 31 de maio. As disputas serão realizadas em 16 cidades-sede: Quatro Barras, Kaloré/Marumbi, Roncador, Tapejara, Santa Mariana, Nova Prata do Iguaçu, Goioerê, Teixeira Soares, Jardim Alegre, Ribeirão do Pinhal, Marquinho, Loanda, Pontal do Paraná, Palmital, Wenceslau Braz e Pérola.

O prefeito de Marquinho, Elio Bolzon Jr, ressalta que está muito feliz com a realização dos jogos na cidade, “O clima dos jogos tomou conta da cidade e buscaremos fazer o melhor ambiente possível para os atletas que participarão desta segunda etapa, e farão do nosso município suas casas”.

Fase macrorregional

As equipes campeãs da primeira e segunda fase regional passarão para a fase macrorregional, que acontecerá do dia 15 a 19 de junho nas cidades de Pontal do Paraná, Pinhão, Dois Vizinhos, Medianeira, Pitanga, Terra Boa, Ibiporã e Siqueira Campos. As finais serão realizadas em duas cidades diferentes: a categoria A (15 a 17 anos) será disputada em Campo Mourão de 15 a 23 de julho, já a categoria B (12 a 14 anos) terá suas finais realizadas na cidade de Pato Branco de 05 a 13 de agosto.

Com a volta dos jogos escolares e sua importância para o resgate do esporte regional,

a coordenadora geral dos Jogos Escolares do Paraná, Marcia Tomadon, falou sobre as perspectivas futuras, “Nós encerramos a primeira fase nas 15 regionais com uma grande expectativa, pois nós não sabíamos como a comunidade esportiva reagiria com os jogos após uma pandemia, e os resultados foram muito positivos”, explica.

Inscrições

Foram aproximadamente 41 mil inscrições para a participação nestas duas fases dos jogos, com uma queda de 10% em comparação a 2019, um número consideravelmente baixo considerando todos estes problemas dos últimos dois anos.

“Foi uma etapa de muita alegria, pois os jovens puderam voltar a disputar os jogos, e os professores a participar. Teremos a regional de Curitiba com mais de 3,5 mil participantes, e depois teremos na quinta-feira (26) a segunda etapa regional, para que em junho possamos iniciar a fase macrorregional”, finaliza Tomadon.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail