“A Itaipu tem uma dívida muito grande com o Paraná”, afirma o deputado Alexandre Curi

O deputado estadual esteve no Correio do Povo para dar um panorama geral de seus primeiros dias como primeiro secretário da Alep e o deputado mais votado do Estado

O deputado estadual Alexandre Curi (PSD) esteve em Laranjeiras para discutir demandas da região e falar sobre seus primeiros meses como primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Paraná. Com quase 240 mil votos, o parlamentar ressaltou a responsabilidade de ser o deputado mais votado do Estado.

“Minha função como primeiro secretário vai além das atribuições de um deputado estadual, como fiscalizar e apresentar projetos de lei. Sou também responsável pela supervisão do trabalho administrativo da casa, incluindo processos licitatórios, pagamentos e obras”, explica Alexandre.

Assembleia Itinerante

Ao lado da deputada Maria Vitória, segunda secretária, Curi destacou a importância das decisões tomadas de forma coletiva e transparente na Assembleia. Ele também mencionou o programa de interiorização da ‘Assembleia Itinerante’, que busca aproximar a casa legislativa da população e debater temas relevantes para cada região.

Instituto São José

Em Laranjeiras, o deputado se reuniu com vereadores e o prefeito para discutir demandas locais, como a necessidade de equipamentos para o Instituto São José. Ele defendeu a regionalização da saúde e investimentos em hospitais do interior, a fim de evitar a transferência de pacientes para grandes centros.

Na última segunda-feira (24), Alexandre Curi, e o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, através das redes sociais confirmaram a entrega de equipamentos para o Instituto São José.

“Com alegria, recebemos aqui hoje os deputados Alexandre Curi, Gugu Bueno e Artagão, juntamente com os prefeitos e a equipe do hospital Instituto São José de Laranjeiras do Sul. Graças às emendas parlamentares, estamos conseguindo atender as demandas do hospital, incluindo a aquisição do arco cirúrgico e do carrinho de anestesia. Estamos seguindo a orientação do nosso governador Ratinho Junior e descentralizando os recursos para os prefeitos”, afirma Beto Preto.

Preocupação

Curi também comentou sobre a situação política e econômica do Paraná e o cenário nacional, abordando a preocupação com o fim do financiamento de obras estruturantes no Estado pela Itaipu Binacional. O deputado ressalta a importância de manter os investimentos no Paraná e parabeniza a atuação do governador Ratinho Junior na defesa dos interesses do Estado junto ao Governo Federal.

“Agora a Itaipu deixa de pagar os seus empréstimos e os números que nos passam é que ela terá meio bilhão de dólares para investir no Paraná. O governador Ratinho já foi ao presidente Lula, e ao ministro de minas e energia e teve uma conversa com eles para que esses investimentos aconteçam no Estado, como aconteceu nos últimos quatro anos. A Itaipu tem uma dívida muito grande com o Paraná, em especial com esses municípios alagados, que foram prejudicados e recebem royalties”, afirma o deputado.

Transparência

Outro tema abordado pelo deputado foi o pedágio no Paraná. “Acredito em um modelo de transparência, menor tarifa e garantia de obras, o Estado merece um tratamento diferente após 24 anos de pedágio caro e poucos investimentos em infraestrutura. Espero que logo o Governo Federal de sua resposta em relação à concessão do pedágio e aos investimentos em Itaipu e obras no Estado”, conclui Alexandre Curi.