Adolescentes com comorbidades ou deficiências já podem se vacinar em Laranjeiras

Município iniciou a imunização do público entre 12 e 17 anos. Aplicação da dose ocorre somente na Praça José Nogueira do Amaral

Laranjeiras do Sul começou a vacinação de adolescentes portadores de deficiências e com comorbidades, com 12 e 17 anos completos. A imunização será somente na Praça José Nogueira do Amaral, das 8 às 11h30 e das 13h às 16h30. A dose utilizada para esta finalidade será exclusivamente a do laboratório Pfizer. Os adolescentes deverão apresentar a declaração da sua comorbidade ou da deficiência permanente.

As comorbidades elencadas na vacinação são:

-Diabetes;

-Pneumopatia crônica grave (DPOC, fibrose cística, asma grave);

-Hipertensão persistente em uso de 3 ou mais anti-hipertensivos;

-Hipertensão em estágio 3;

-Hipertensão em estágio 1 ou 2 com lesão em órgãos Alvo;

-Doenças cardiovasculares (Insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; hipertrofia ventricular esquerda, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção sistólica/diastólica, síndromes coronarianas, valvulopatias, aneurismas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas);

-Doenças cerebrovasculares (AVC, demência vascular, ataque isquêmico ou hemorrágico);

-Doença renal crônica em estágio 3;

-Imunossuprimidos (transplantados, HIV/AIDS, Tratamento com drogas imunossupressoras, pacientes em quimioterapia, Imunodeficiências primárias, uso de drogas modificadoras da resposta imune);

-Anemia falciforme;

-Obesidade mórbida (IMC maior ou igual a 40);

É necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF ou certidão de nascimento do adolescente, carteira de vacina, termo de assentimento já preenchido e assinado pelo responsável legal. Além disso, é preciso apresentar comprovante de residência com endereço de Laranjeiras do Sul, que pode estar no nome do pai ou da mãe, anexado a um documento que comprove a filiação.

Portadores de deficiência permanente

São considerados portadores de deficiência permanente aqueles que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

São elas:

Física: Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas. Exemplo: amputação de membro.

Auditiva: Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo.

Ex: pessoas em uso de aparelho auditivo, em acompanhamento.

Visual: Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos. Exemplo: cego.

Mental: Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc. Ex: Síndrome de Down, Autismo.

Documentos necessários

É necessário apresentar CPF, RG, carteira de vacina, termo de consentimento preenchido e assinado pelo responsável legal, laudo médico que indique a deficiência e/ou cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência e/ou cadastro no BPC. Além disso, é preciso apresentar comprovante de residência com endereço de Laranjeiras do Sul, que pode estar no nome do pai ou da mãe, anexado a um documento que comprove a filiação.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail