Aluisio Maier vence em três categorias no concurso Faep/Senar

Escola de Laranjeiras do Sul desenvolveu ações junto aos alunos e professores voltados à preservação da água e cuidados com a dengue

Nesta terça-feira (8), foram revelados os quase 400 nomes dos premiados dos concursos das campanhas “Todos Contra a Dengue” e “Agro pela Água”, promovidas pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. No total, concorrerem 2.308 trabalhos de alunos, entre desenhos e redações, e 265 práticas pedagógicas de professores.
Na cerimônia, estiveram presentes o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. Também participaram do evento representantes da Rumo Logística, Companhia Paranaense de Energia (Copel), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), entidades parceiras no desenvolvimento das campanhas.
“As duas campanhas foram realizadas via internet por causa da pandemia. Professores souberam usar o tema junto a seus alunos e, mesmo com escolas fechadas, tiveram a paciência para mobilizá-los, o que me leva a reconhecer e agradecer pelo esforço tiveram”, destacou Meneguette.


Premiados
Os alunos e professores premiados nas categorias Redação e Desenho receberão um tablet, assim como os professores ganhadores na categoria Prática Pedagógica. Já os três docentes vencedores na fase estadual desta categoria em cada concurso – Água, Dengue e JAA/AAJ – vão receber um notebook e um projetor multimídia.
Durante o evento, em uma premiação presencial simbólica, os professores Dilma dos Santos, Rosemari Kanarski, Maria Luiza de Araújo e Rosane Mayer, das redes públicas municipal e estadual de ensino receberam os prêmios das mãos das autoridades presentes, bem como os alunos João Pedro Pereira, Natan Miguel Lopes, Sarah de Castro e Andressa Sydorak, que na ocasião representaram os estudantes de todo Paraná que participaram das campanhas.


Vencedores na Cantu
Na região da Cantuquiriguaçu, Laranjeiras do Sul, Quedas do Iguaçu e Pinhão tiveram instituições premiadas. A escola Aluisio Maier venceu em três categorias. 
Confira os vencedores na região:
Campanha Agro pela Água

De acordo com a diretora do Aluisio Maier, Silvoneia Ivaniuk, mesmo durante a pandemia, a equipe conseguiu desenvolver um trabalho que chegou a ser premiado. “Fizemos primeiro um trabalho de incentivo aos professores, que passaram isso aos alunos”, declara. 
Ela conta que foram feitos desenhos e redações que trataram sobre o cuidado com a preservação das fontes e dos cuidados com a água, principalmente por estar em falta neste ano. 
“Com relação a dengue, não foi só a produção de desenhos. Os alunos e a família fizeram o plantio das mudas de crotalária, de prevençã ao mosquito. Foi a longo prazo, durou vários meses”, aponta.
Silvoneia declara que a escola tem 16 turmas e três delas foram classificadas para a premiação. 1º ano da professora Ana Machado; 2º ano da professora Naiara Buratto e 4º ano da professora Marcia do Carmo L. Duarte.
“É bastante gratificante porque o aluno se sentiu motivado de fazer o trabalho junto da família. Afinal, não foi só o aluno, teve o envolvimento da família nesse processo”, relata.