Responsivo

Aula inaugural marca o início da 3ª turma do Geração Paraná Digital

Em dois meses, 40 alunos terão a chance de ingressar na ViaSoft, empresa parceira. Criado em 2021, o programa já capacitou mais de 100 pessoas, e 40% delas já estão empregadas

A prefeitura de Laranjeiras do Sul, realizou na última terça-feira (02) a aula inaugural da segunda turma do programa Geração Paraná Digital, a terceira, contando com a primeira edição do Laranjeiras Tecnológica. Essa iniciativa é uma parceria da administração municipal com o Governo do Paraná, Fundação Araucária, Viasoft e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Oportunidade
40 jovens vão ingressar como bolsistas em um curso de programação para formar desenvolvedores de softwares. 20 bolsas serão custeadas pela prefeitura para alunos do ensino médio e outras 20 bolsas destinadas a acadêmicos de nível superior (com recursos repassados pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. Este curso terá duração de dois meses, e remuneração de R$ 1.200 por aluno do ensino médio, e de R$ 1.500 do ensino superior, para 8 horas diárias de aprendizagem.
De acordo com o vice-prefeito, Valdemir Scarpari, é gratificante saber que desde 2021, quando a Laranjeiras Tecnológica foi estabelecida, mais de 100 pessoas se formaram e 40% delas já está empregada, seja na cidade ou região. “Nada é tão importante quanto oferecer empregos e renda às famílias. Minha expectativa é que esses 40 jovens, ao concluírem o curso, estejam prontos para o mercado de trabalho, contribuindo assim para a economia regional. Este é o compromisso que temos com nossa população”, disse ele.

Objetivos
Uma das premissas do “Geração Paraná Digital” é promover a pesquisa científica na área de Tecnologia da Informação (TI) para suprir parte da demanda do mercado de produção de software, ampliar o potencial de empregabilidade e promover a inserção dos jovens na nova economia.
Segundo o gerente de pessoas e performance da ViaSoft, Jonas Theisen, o projeto tem o compromisso de capacitar profissionais. “O objetivo é o mesmo para esta turma: formar o maior número possível de jovens e proporcionar oportunidades de emprego na ViaSoft”, disse ele.
Jonas destaca que a empresa acompanha todos os processos,s desde a divulgação até a seleção dos candidatos. “Esses jovens passarão por dois meses intensivos de formação, com cursos ministrados tanto pela ViaSoft quanto pela Unicentro. Após a formação, eles estarão prontos para se juntar à nossa equipe”, completou.

Primeiro encontro
A aula inaugural foi realizada no Centro de Qualificação Profissional e Empregabilidade o “Laranjeiras Tecnológica” lançado no ano 2021, pela prefeitura de Laranjeiras.
Para o diretor do projeto, Alex Schroeder, capacitar a juventude para o primeiro emprego sempre foi uma das prioridades em Laranjeiras, e o programa é um sucesso. “Este é um período de dedicação exclusiva para os participantes, mas sabemos que no final valerá a pena. Nosso objetivo é que eles saiam do curso prontos para ingressar no mercado de trabalho, e temos exemplos de sucesso de pessoas que seguiram esse caminho. Portanto, meu conselho para esses jovens é que se dediquem ao máximo, pois é uma oportunidade que pode mudar suas vidas para melhor”, finalizou o diretor.