Aulas presenciais na UFFS voltam dia 7 de março

Retornam no próximo mês somente os componentes curriculares decididos nos Colegiados de Curso. Já em maio, todas as aulas retornam 100% no campus

O Conselho de Campus de Laranjeiras do Sul publicou ontem (23), a Resolução Nº 10/CONSCLS/UFFS/2022, que estabelece o Nível de Segurança Operacional (NSO) 2, para o período de 23 de fevereiro a 8 de março. A Resolução teve como base a reunião realizada na tarde de terça-feira (22), onde a Comissão de Monitoramento das Implicações da Covid-19 atualizou o Nível de Segurança Operacional (NSO).

A Direção emitiu comunicado contendo orientações sobre o novo NSO e o retorno às atividades presenciais de forma gradual previstas para o dia 7 de março de 2022.

Ainda em dezembro, a equipe técnica da Comissão indicou a necessidade de avaliar o contexto e a metodologia do cálculo do NSO do Campus Laranjeiras. Juntamente com as coordenações Acadêmica, Administrativa e a Direção, verificou-se a probabilidade de retorno das atividades presenciais para 7 de março deste ano.

Já em 22 de fevereiro de 2022, a Comissão realizou a reunião para reavaliar a metodologia científica do cálculo do NSO e suas implicações. “Importante ressaltar que defendemos a modalidade de ensino presencial e respeitamos a todos que optaram pelo ensino remoto adaptado para o semestre 2021.2”, adicionou Martinho Machado Jr., diretor do campus.

O que é considerado no cálculo atual do NSO?

O modelo proposto foi baseado em uma metodologia amplamente utilizada em saúde pública que inclui indicadores específicos, gerando um índice composto que permite a classificação do risco de transmissão da doença.

Esta abordagem está baseada nos delineamentos propostos pelo Ministério da Saúde e foi adaptado às características específicas da Quinta Regional de Saúde do Estado do Paraná, da qual o município de Laranjeiras do Sul é pertencente, sendo semelhante ao empregado na avaliação de Ministério da Saúde para a Dengue. O documento também teve como base uma matriz elaborada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.

Devido à mudança nas indicações gerais de gravidade da Covid-19, foi proposto uma análise técnica para alterar a matriz de cálculo do NSO, considerando-se:

  • A capacidade do sistema hospitalar, considerando a taxa de ocupação de leitos de enfermaria e de UTI específicos para Covid-19,
  • A taxa ponderada, tendo como base média de leitos de UTI existentes e em situações de grande e média demanda,
  • O percentual relativo entre os estudantes que apresentaram o comprovante vacinal e o número total de estudantes matriculados em CCR’s presenciais no período de março a abril de 2022,
  • O percentual de servidores com cobertura vacinal,
  • Curva epidêmica do cenário epidemiológico,
  • A vulnerabilidade da comunidade acadêmica.

Conforme a matriz de cálculo descrita acima, tem-se o Nível 2 de Segurança Operacional no Campus Laranjeiras do Sul, a ser adotado para enfrentamento de uma situação de risco baixo relacionado à pandemia causada pelo novo Coronavírus.

A partir do NSO igual a 2 fica estabelecido o retorno gradual das aulas teóricas e práticas presenciais dos componentes curriculares conforme cronograma abaixo:

  • A partir de 7 de março de 2021, todos os componentes curriculares do semestre 2021/2 decididos nos Colegiados de Curso;
  • A partir de 2 de maio de 2022, 100% dos componentes curriculares ofertados no semestre 2022/1 e seguintes,
  • Fica reservada a sala 209 do Bloco A, para suporte e informações em casos que seja necessária apuração de sintomas e indicação de isolamento social,
  • Em caso de aluno diante do surgimento de sintomas ou confirmação de contaminação por Covid-19 em sala de aula, entrar em contato imediatamente com seu professor que reportará à Coordenação Acadêmica,
  • Em caso de servidor diante do surgimento de sintomas ou confirmação de contaminação por Covid-19, reportar imediatamente a sua chefia imediata que comunicará a equipe Diretiva,
  • Ficam designados os servidores da Equipe Diretiva para emissão de orientações e central de informações, sala 210,
  • Ao ingressar no Campus, é obrigatória a aferição de temperatura, uso de máscara em todos os ambientes internos, é recomendado o distanciamento social de 1,5m.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail