Cerimônia marca o início das comemorações dos 40 anos do SOS em Laranjeiras do Sul
Na noite desta sexta-feira (2) a solenidade reuniu autoridades importantes na fundação da entidade e emocionou os presentes
A noite desta sexta-feira (2) deu início as comemorações dos 40 anos do Serviço de Obras Sociais (SOS) de Laranjeiras do Sul. A cerimônia ocorreu no Cine Teatro Iguassu e contou com a participação de nomes importantes na história da instituição que foi fundada em 1º de setembro de 1982.
O SOS nasceu com a finalidade de acolher crianças, adolescentes e itinerantes do município e região, em caráter transitório ou permanente. Fundada por meio de uma parceria entre a prefeitura de Laranjeiras e o Lions Clube, por intermédio do Promotor de Justiça da época e membro do Clube, João Péricles Goulart.
Apresentações da noite
A abertura festiva do evento iniciou com a apresentação musical de Hilary e Izabelly, ambas alunas da instrutura e professora Indianara Denez que ministra as aulas de teclado no SOS. Ela está envolvida com o projeto de música na instituição desde 2017, trazendo a música como forma de aprendizagem e socialização. “No início foi um desafio, mas a música além de encanta é uma ferramenta pedagógica poderosa na área de desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor e no convívio social”, destacou Indianara.
O público presente ainda acompanhou um vídeo preparado para a comemoração que resume um pouco da história dos 40 anos do SOS em Laranjeiras. O vídeo ainda trouxe o relato de Luiz Carlos do Espirito Santo, acolhido em 1983 pela instituição. Luiz relatou emocionado que foi acolhido pelo SOS porque sua mãe morava no emprego e ele não tinha onde ele ficar. “Fiz mais que amigos, somos irmãos. Aqui tive educação, alimentos, cama, nossos momentos para brincar. Foi uma nova oportunidade e se esse projeto não existisse, não sei se eu existiria”, relata.
40 anos se mobilizando
Ao longo das quatro décadas em que a instituição atua, o modelo de atendimento e a forma de trabalho foram sendo aperfeiçoadas, com o objetivo de oferecer a melhor experiência para os menores acolhidos. Em 1994, com a reformulação do Estatuto Social, a atuação do SOS passou a ser exclusiva para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos em situação de acolhimento institucional. No ano de 2008, iniciaram as oficinas em contra turno escolar para crianças e adolescentes da comunidade. As primeiras oficinas iniciadas foram nas áreas de panificação, marcenaria, ballet, informática e, hoje, conta com judo e teclado.
O SOS é uma entidade sem fins lucrativos, sem vinculação politica ou religiosa, com sede própria atendendo 24 horas por dia. É um serviço de proteção social especial para crianças e adolescentes que por motivo de risco, vulnerabilidade e violação de seus direitos, tiveram seus vínculos familiares fragilizados e rompidos.
Ao longo dos anos, devido as mudanças estatutárias, o SOS estabeleceu parcerias, especialmente com comunidades e prefeituras, integrando os municípios de Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu e Porto Barreiro. E clubes de serviço voluntário, empresas e o Lions Clube, que sempre contribuíram com as ações do SOS.
De acordo com o presidente do SOS de Laranjeiras Miguel Angelo Friedrich, sua história está intimamente ligada com o trabalho voluntário. “Minha mãe sempre realizou trabalho voluntário e desde que eu nasci já estava nesse meio. Eu assistia ela fazendo seus trabalhos de bordados com as gestantes, que hoje em dia também é realizado no SOS. São 38 anos de trabalho voluntário na minha vida e sou eu que tenho que agradecer a quem o desenvolve diariamente e é parceiro conosco” destacou Miguel em seu pronunciamento.
Autoridades presentes
Compuseram a mesa de honra na cerimônia: presidente do SOS de Laranjeiras do Sul, Miguel Angelo Friedrich; representando a prefeitura, a secretária de Assistência Social, Regiane de Castro; a Câmara de Vereadores, por Carlos Alberto Machado (Magrão) e Valeide Scarpari; Juíza Daniana Schneider; governadora do Lions Clube do Distrito LD1, Liz Gabardo; presidente do Lions Clube de Laranjeiras, Amanda Rafaela Pinto de Oliveira Padilha Veronese; fundador do SOS, João Péricles Goulart; representando a equipe técnica da Assistente Social do SOS, Suzana Gurtat Teixeira; pároco Sebastião José Gulart. E os ex-presidente do SOS: Maria Gorette de Araújo de Souza, Ruth Abdolucki Lima Senhor, Waldir Wesller, Albertina Wesller, Dolores Rocha Loures e Lauro Ruths (representando a esposa Elzira Ruths (in memoriam) e Edivaldo Raul Rodrigues.
Comemorações 40 Anos do SOS
As comemorações alusivas aos 40 anos do SOS não se encerram na noite da última sexta-feira, diversas ações serão realizadas ainda nos próximos meses.
No dia 9 de setembro as 20 horas ocorre o ‘Jantar dos 40 anos do SOS’, no Hotel Laranjeiras Palace. Os convites são limitados e restam poucas entradas que poderão ser adquiridas com os diretores do SOS.
Já nos próximos meses haverá a tradicional ‘Pizza do SOS’, ‘Macarronada dos 40 anos’, uma grande festa com música e bingo e a rifa natalina. As datas destas atividades ainda serão divulgadas pelo SOS.
Confira as fotos do evento.