Cooperlíder Feminino: ‘Mulher, Força e Leveza’ foi o tema da Edição 2022 do Encontro de Lideranças Femininas

Protagonismo da mulher na política foi destaque em evento com cooperativistas do PR

Cerca de 350 mulheres, de 22 cooperativas, participam do evento que aconteceu nesta quinta e sexta-feira (12 e 13) no Centro de Eventos da Agrária, no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava – PR. O tema da edição 2022 do Encontro de Lideranças Femininas, o Cooperlíder Feminino, foi: “Mulher, Força e Leveza”. Este ano o tradicional evento voltou ao formato presencial e agradou as participantes.

Os organizadores definiram um número limite para cada cooperativa, devido a questões de saúde e de espaço disponibilizado. Marcaram presença lideranças femininas das cooperativas Coprossel, Bom Jesus, Camisc, Cooperante, C.Vale, Copacol, Cocamar, Castrolanda, Cresol, Coagru, Coamig, Coamo, Cocari, Coopagrícola, Coopertradição, Copagril, Integrada, Lar, Primato, e também as cooperativas dos sistemas Sicoob e Sicredi.

Participação feminina 

O Cooperlíder Feminino é uma realização do Sistema Ocepar, por meio o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). “Este é o primeiro grande evento presencial que promovemos após dois anos de pandemia”, declarou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, na abertura oficial do evento.

Amanda Rafaela Pinto De Oliveira Padilha Veronese, Cooperada e filha de uma fundadora da Coprossel (Elizabeth de Oliveira), compôs a delegação da cooperativa no evento.  De acordo com Amanda o destaque da programação foi troca de informações entre as mulheres dentro dos temas das palestras e atividades.

“A participação desse encontro depois do período de pandemia foi muito enriquecedor pelo contato com outras mulheres e núcleos femininos de outras cooperativas. ”Essa intercooperação abrilhantou ainda mais o evento, diz Amanda.

Educação Política

Na abertura oficial, dois pontos importantes foram destacados: o protagonismo feminino e o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense, o parana.coop#20.

De acordo com a coordenadora de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar, Danielly Andressa da Silva, que fez uma apresentação do Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense, o objetivo foi trazer esse assunto para que as mulheres possam entender e participar ativamente do processo.

Para a Cooperada e participante do Núcleo Feminino Coprossel Avani Agassi Baroni, o evento foi preparado para equilibrar as informações compartilhadas, com os momentos de recreação e troca de experiências. “Nossa gratidão a Cooperativa Coprossel, Agrária e ao Sescoop, por nos proporcionar esse dia com as demais líderes do Estado do Paraná”.

Atuação do Núcleo Feminino Coprossel

A Cooperativa Coprossel tem investido e apoiado ações de capacitação nos mais variados públicos que constituem a Cooperativa. Seja com colaboradores, cooperados e clientes, jovens cooperativistas (Potencializa Jovem Coprossel) e com o núcleo Feminino.  Neste caso, as mulheres têm se destacado no Estado por seu protagonismo e dedicação e a cooperativa visa dar as ferramentas de gestão para alcançar êxito na propriedade, da família e como pessoas transformadoras em suas comunidades.

Para a gerente de Desenvolvimento do Quadro Social da Coprossel, Raquel Fedrecheski Palhano o tema deste ano retratou bem a essência da mulher do Agro, Força e Leveza. “Aqui no evento nesses dois dias, participamos de diversas atividades, com destaque na questão da formação política com as representantes femininas políticas do agro.” Através dessa participação no Cooperlíder Feminino 2022, retornamos à cooperativa e às propriedades, com novos projetos e ainda mais energia, finalizou Raquel.

De acordo com Eliane Lourenço Goulart Festa, Analista Especializada do Sescoop/PR, esse assunto é desenvolvido a muitos anos pela Ocepar e observa-se com satisfação todas as iniciativas das cooperativas no incentivo da maior participação das mulheres no movimento cooperativista. “Isso é muito importante pois a mulher é a incentivadora dos filhos e o elo entre a família com a sua cooperativa. Ficamos felizes com a participação da Coprossel no evento através do seu núcleo Feminino, esse grupo que tem realizado várias formações e está atuante na Coop. Nosso agradecimento especial a todas as participantes e a cooperativa por oportunizar que as meninas cooperativistas estejam juntas nessa integração”, finalizou Eliane.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail