Treinadora e proprietária da Body Planet, Ana Paula Leal alcança o pódio na Rio do Rastro Marathon

A prova aconteceu nos dias 14 e 15, na Serra Catarinense, sendo uma das mais desafiadoras do Brasil, com 284 curvas

A Rio Rastro Marathon é um evento esportivo que compreende as modalidades Corrida de Estrada e Mountain Bike. Realizada na Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina, a prova aconteceu pela primeira vez no ano passado, com participantes, entre corredores e ciclistas que enfrentaram as 284 curvas da serra.

Organizada pela Corre Brasil e o Mountain Do, as duas maiores organizadoras de corrida do Sul do Brasil, a maratona contou, esse ano, com participantes de 21 estados, principalmente Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de maio, nas cidades de Orleans, Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, contando com quatro modalidades: Desafio dos 12 km, 25 km e 42 km de corrida e 40 km de ciclismo. Os desafios começaram no centro dos municípios do sul do estado e terminam no mirante da Serra do Rio do Rastro.

A prova é uma das mais desafiadoras do Brasil, sendo também muito atrativa aos atletas pela beleza natural e frio intenso da serra.

Ávida por um desafio

A treinadora e proprietária da academia Body Planet, em Laranjeiras do Sul, Ana Paula Leal subiu ao pódio, ocupando o terceiro lugar no desafio. Ela conta que já conhecia a maratona, mas nem cogitava participar. Ano passado decidiu fazer uma coisa diferente, optando pela Rio do Rastro Marathon e quando abriram as inscrições avisou seu grupo de corrida e alunos, convidando-os para a aventura.

“Todo mundo topou de cara. Mas quando estavam chegando perto ficaram receosos, é muita loucura. A gente fez um teste drive para vermos como seria a inclinação, mas estava todo mundo bem treinado”

“Eu corro em competição desde 2012, quando comecei a treinar com mais intensidade. Estou, praticamente, dez anos competindo e já fui em várias provas no Brasil e em outros lugares do mundo”.

Para ela, a maratona de Rio do Rastro foi muito especial e uma das mais importantes. Uma experiência única. “É uma prova dura, não é para qualquer um, é para gente cascuda mesmo, que gosta de aventura, porque tem que estar bem treinado. Foi uma prova memorável pra todo mundo. A realização e a felicidade da minha equipe é minha felicidade também, como pessoa e como treinadora”, relata Ana Paula.

Com amor tudo se encaixa

Ela destaca que além do pódio, o importante é a superação, ao terminar a prova. “Obviamente a minha conquista no pódio é a minha realização como atleta amadora”, acrescenta.

A rotina de treinos é pesada para qualquer atleta. Para Ana Paula, mãe de três filhos, o compromisso dobra. Na sua rotina ela concilia a família com os treinos dos seus atletas. Ela ressalta que quando se faz algo com amor, tudo se encaixa, se consegue tempo para tudo.

No percurso dos treinos e das provas que participa, Ana Paula conta que surge o cansaço, a preguiça. Algumas pessoas podem achar que não, mas acontece muitas vezes. “Eu acho que nossos sonhos têm que ser muito maiores que os nossos medos. O foco é sempre nas nossas metas”.

Ana Paula se sente agradecida pelo seu patrocinador oficial, o Sicredi, que já a apoia há alguns anos e a sua academia, a Body Planet. Como ela participa de provas de nível nacional e internacional é preciso recorrer a iniciativa privada. “Eu só tenho gratidão ao Sicredi e a academia Body Planet que também me ajuda com os custos”.

Ela resume a experiência como sendo a prova mais desafiadora que já participou, mas também foi deslumbrante e inigualável. “Na hora sempre penso: o que eu estou fazendo aqui, para que pagar para sofrer, mas depois que acaba, o sentimento é de alívio, satisfação, felicidade e já penso, quando será a próxima?”.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail