Coprossel forma a 2ª turma do Programa Desenvolvimento de Lideranças Femininas

O robusto curso que formou 16 cooperadas, teve duração de dois anos e mais de 150 horas de capacitação

Na sexta-feira (03), 16 mulheres produtoras rurais da região, receberam seus certificados de conclusão do curso de Desenvolvimento de Lideranças Femininas, promovido pela cooperativa Coprossel. Esta foi a segunda turma do  programa, que é uma parceria da Coprossel e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR) por meio da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e teve duração de dois anos de capacitação

O curso que teve duração de dois anos encerrou com chave de ouro em uma linda cerimônia de formatura.

Para Jeferson Machado, especialista em desenvolvimento de líderes e grupos cooperativistas, que atua como um dos professores do curso, esta segunda turma foi marcada pela pandemia e também trazia um traço especial, que era a empolgação das alunas de terem sido mobilizadas pelas 22 formandas da primeira. “Isso dava um entusiasmo e a medida que o curso avançou o grupo percebeu que o entusiasmo precisava ser preenchido com comprometimento e dedicação nas tarefas”.

O professor explica que o curso é robusto e se estendeu por mais de 150 horas de capacitação.  “Contamos com temas comportamentais que tendiam a ser mais leves no sentido de não exigir tanto das alunas mas provocam muita reflexão. Já a outra abordagem do curso era mais técnica e acadêmica, onde tratava de administração rural e financeira, além do mundo do agronegócio que é complexo envolvendo várias cadeias”.

Desafios

O curso aconteceu em meio à pandemia e conforme Jeferson, isso fez que com o grupo desse uma estremecida. “Desta turma foi exigido um comportamento de resiliência e de suportar as dificuldades principalmente a de ter que ir para o digital, isso exigiu ainda mais delas”.

Ele diz ainda que estas 16 mulheres que completaram o curso fizeram um exercício extra em relação à primeira turma. “Isso foi muito bacana de certa forma, porque o mundo está exigindo que a gente transite do analógico para o digital. A revolução digital é uma realidade e uma exigência do mercado, temos que nos adaptar aos novos tempos e essas mulheres fizeram isso muito bem”.

Na visão do professor, entre as principais mudanças percebidas nas alunas desde o início do curso estão: a atitude, desenvoltura, e coragem. “As perguntas delas passaram a ser mais exigentes e a proposta do curso é essa mesmo, torná-las pessoas mais analíticas e críticas”.

Transformação

A portobarreirense Gabrieli Cassol, que é umas das formadas desta turma, fala que o curso a transformou completamente. “Quando entrei eu era muito quieta, não conversava, tinha muita vergonha e medo de falar em público. Com o passar do curso melhorei muito em todos os aspectos. Além de ensinar a forma de conduzir a propriedade e questões técnicas como taxa de juros e dólar, o programa nos ensinou a ser líderes”.

Gabrieli faz uma comparação para expressar sua jornada no curso. “Muitas vezes nós nos sentimos incapazes, que não vamos conseguir, que vamos nos machucar  igualzinho a uma criança aprendendo a andar de bicicleta. Precisamos de alguém que nos diga: você pode, você consegue, você é capaz. Precisamos de alguém que empurre a nossa bicicleta. E foi o que a equipe Coprossel, as nossas colegas de sala de aula, os nossos professores e nossa família e amigos fizeram”.

Importância

O vice-prefeito, Valdemir Scarpari, parabenizou as recém formadas. “Passamos por dois anos de pandemia e certamente se elas desistissem do curso seria absolutamente compreensível tendo em vista tudo que passamos. Quero parabenizar pela força e dizer que isso é muito importante não só na questão econômica mais também social da região”.

Scarpari fez questão de parabenizar também a cooperativa e sua diretoria. “A Coprossel demonstra que está disposta a capacitar e investir em seus cooperados”.

O presidente da Coprossel, Paulo Pinto de Oliveira Filho, diz que este curso é extremamente importante para a cooperativa porque inicia o fortalecimento dos produtores e faz parte disso capacitar as produtoras, que tem um papel muito importante na gestão das propriedades rurais. “Este curso é completo e leva informações de gestão, de desenvolvimento pessoal e desenvolvimento de liderança. Fortalecendo o produtor, sem dúvida a cooperativa ganha muito com isso”.

Paulo afirma que dentro da missão da Coprossel está o desenvolvimento do cooperado. “Quando capacitamos as mulheres e levamos elas para conhecer como funciona a cooperativa, o mercado, ensinamos sobre novas técnicas, inovações, questões de gerenciamento, processos e controle, assim nós fortalecemos o produtor que é a base da cooperativa”.

A cooperativa é um instrumento, uma ferramenta para fazer com que o produtor tenha maior resultado, produção, ganho e melhor qualidade de vida”.

Em 2022 a cooperativa planeja desenvolver uma nova turma de capacitação do curso. As associadas e/ou esposas e filhas de associados que tiverem interesse devem procurar o gerente da sua unidade de atendimento ou o departamento de desenvolvimento do quadro associativo, na sede da cooperativa em Laranjeiras do Sul.

Durante o curso três projetos nasceram, ganharam forma e serão finalizados em 2022. Os projetos carregam os aprendizados adquiridos e serão colocados em prática nas comunidades da região de atuação das mulheres que realizaram o curso

Projetos que serão executados

  1. Construção da nova gruta do Senhor Bom Jesus, na comunidade na comunidade Linha Nova em Rio Bonito do Iguaçu;
  2. Construção de uma “brinquedoteca”, que vai ser implementado na Escola Municipal Vereador Florindo Pellizzari, em Laranjeiras do Sul
  3. Reformadade uma biblioteca Clarice Lispector em Porto Barreiro, que buscará auxiliar os alunos na aprendizagem, dentro de um ambiente adequado, organizado, agradável e confortável.

Relação das formadas PDLF

Alba Baroni

Ana Carolina de Lima

Avani Agassi Baroni

Carmem Regina Bovino

CatianeMaurerSumensi

Dirlene Bortoluzzi Sgarbi

FrancieliDaghetti Joaquim

Gabrieli Cassol

IndianaraSchimitt

Josiane Brandielli

Jucelene do Nascimento Oliveira

Matilde Palinski

Neiva BiergeierCanossa

Simone Lago de Lima

Sueli Salete Belei Carraro

Valeria Silvana Sarvacinski

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail