Criadora de cães Luciane Brusnick, fala sobre a diferença e cuidados com a raça Spitz e Lulu da Pomerânia
O Spitz mesmo em sua maior versão não é um cão muito grande, tem um corpo forte e robusto, resquícios como cachorro trabalhador
Os animais sem sombra de dúvida tomaram conta do coração das pessoas, a maioria tem ou já teve algum bichinho de estimação, o mais comum de se encontrar é o cachorro, de várias raças e tamanho. O que mais chama atenção são os animais de pequeno porte, aqueles peludinhos que vemos por aí, entre os mais cobiçados estão o Lulu da Pomerânia e Spitz Alemão, porém existem muitas pessoas que confundem as raças e são leigas nos cuidados.
Segundo a criadora de cães de raça de Laranjeiras do Sul Luciane Brusnicki, essas duas espécies precisam de cuidados redobrados e diferenciado das demais. Spitz Alemão, mesmo em sua maior versão não é um cão muito grande embora tenha um corpo forte e robusto, resquícios de um cachorro trabalhador, sua cauda é muito peluda igual a seu corpo, possui grande volume ao redor da cabeça, dando o aspecto de Spitz. Seus olhos são bastante peculiares sendo bem pretos, seu focinho também é sempre preto exceto nos cães marrom que possuem o focinho da mesma cor. É uma raça com muita energia, inteligência e brincalhona. Costumam estranhar crianças, pessoas desconhecidas e outros animais de estimação, por serem usados a anos como cães de guarda e caça. Um ponto importante, é que a raça tem um latido tardio, então é aconselhável procurar ajuda de um adestrador desde filhote.
Diferença entre Lulu e Spitz
o Lulu é um cachorro da raça Spitz porém em miniatura, é reconhecido como Spitz Alemão anão de origem entre Alemanha, Polônia e Pomerânia, tornando todo Lulu um Spitz mas nem todo Spitz em Lulu. Há também uma diferença entre as cores, o Lulu pode ter tons de branco, preto, marrom, laranja e mesclado, mas também outras versões de cores. Já os de pequeno e médio porte tem os mesmos indícios que o Spitz Alemão.
O que saber antes de ter um Spitz alemão
É preciso passear com seu animalzinho e proporcionar brinquedos para que gastem energia. Se adaptam facilmente em apartamentos. Possuem uma ótima saúde e não costumam apresentar doenças. Vivem em média de 13 a 15 anos. Quando apresentam problemas de saúde geralmente estão ligados a luxação das articulações, colapso, catarata, olho seco, degeneração da retina e outras doenças oculares.
A criadora aponta que a dieta varia com o porte que você optar, podendo escolher rações ou alimentação natural adequada com acompanhamento veterinário, procure rações premium ou super premium para que todas as necessidades sejam supridas. Para manter a saúde do pelo é importante dar banho a cada 15 dias, escovar os pelos frequentemente, a tosa é recomendada para dias de calor, manter as consultas, exames e vacinas sempre em dia para garantir a saúde de seu pet.
Luciane alerta alguns erros que você pode cometer com seu Spitz
•Banhos semanais aos poucos degrada a exuberância de seu cão;
•Remoção de subpelo, é um atentado à saúde da pelagem e a beleza do seu pet;
•Escovas com bolinhas, aos poucos vai removendo arrancando todo o subpelo, levado seu cão a odiar a escovação;
•Tosar baixinho, por causa do calor, agridem o subpelo desregula a troca de calor podendo levar a demora de crescimento;
•Humanização excessiva, não deixar o filhote ter seu tempo sozinho pode levar a Síndrome de Ansiedade de Separação que atinge 57% dos cães;
Uso de rasqueadeira, não é recomendado para escovação podendo estragar a pelagem;
Cortar a unha quinzenalmente, a unha grande entra em atrito com o solo podendo ocasionar em problemas de coluna potencializando acidentes;
Luciane ressalta para não se limitar em conhecer mais sobre a raça, que o conhecimento pode fazer a diferença na vida do seu animal.
Curiosidades
É considerado o cachorro mais fofo do mundo;
É cachorro dos famosos, como Ana Maria Braga;
Dois Spitz sobreviveram ao naufrágio do Titanic;
Contato: Luciane Brusnick (42) 9988 – 0600