Everton Beê dá dicas sobre os cuidados com a imunidade do seu pet

“O principal problema da queda de imunidade, tanto em cães como em gatos, é o surgimento de doenças oportunistas” destaca o médico veterinário

A maioria das pessoas possui pelo menos um animal de estimação em casa. Cães e gatos são mais comuns, mas há outros que ousam ter espécies diferentes. Sem distinção, os animais precisam de cuidados diários com sua saúde, higiene e estética.

Ambientes higienizados e adequados auxiliam no bem-estar animal. Cuidados básicos como banho e tosa, além de deixarem os animais esteticamente agradáveis, também ajudam no controle do calor.

Frequentemente as preocupações com os animais surgem apenas durante os dias quentes, porém, os dias de inverno também precisam de atenção especial. As baixas temperaturas podem causar riscos para os animais. Como os humanos, eles possuem sistema imunológico e com a queda nas temperaturas pode-se contrair infecções perigosas.

Doenças

Conforme o médico veterinário Everton Beê, a queda na imunidade dos animais pode acarretar em doenças provenientes de vírus e bactérias. “O principal problema da queda de imunidade, tanto em cães como em gatos, é o surgimento de doenças oportunistas. Para os cães, existe a tosse dos canis, que é frequente, e nos gatos a rinotraqueite. As duas doenças causam grande desconforto no pet. Elas podem ser prevenidas por meio da vacinação, e embora sejam fatais, podem ser tratadas”.

Everton destaca que a administração de multivitamínicos podem auxiliar para aumentar a imunidade do seu bichinho. Elas existem em formulações específicas que podem ser utilizadas tanto para cães quanto para gatos. Normalmente os polivitamínicos trabalhados possuem aminoácidos e vitaminas em geral, C, B6, B12, B1, os gatos precisam de taurina, tirosina, treonina, glicose, entre outros.

Rações

É importante que seu animal consuma rações de boa qualidade para evitar a queda da imunidade. Rações como a superpremium ou premium normalmente suprem todas essas necessidades e aliadas à alimentos naturais, como óleo de coco, batata doce, beterraba, brócolis auxiliam na elevação da imunidade. Os polivitamínicos são mais indicados para animais idosos, animais com doenças ou filhotes.