Dicas de como lavar e secar as roupas em dias chuvosos

Truques úteis para agilizar o processo de secagem e evitar cheiros desagradáveis

Luciana Sartori proprietária da lavanderia Sartori em Laranjeiras do Sul, diz que em dias sem sol o ideal é lavar as roupas mais leves e evitar molhar as mais grossas. Mas há casos em que é inevitável, como jeans e toalhas de banho, por exemplo. “Nesses casos tem que tentar pegar as correntes de vento e nos períodos de chuva colocar o varal para dentro de casa evitando pegar mais umidade’’.

Em períodos longos de chuva, o processo da secagem das roupas se torna mais lento, devido à umidade do ar estar mais alta. O ideal é ter um varal de área que dê para transportar de um lado para outro. Luciana diz que secar roupas atrás da geladeira não é aconselhável, “Segundo os próprios fabricantes, isso pode causar danos no Eletro. Ventiladores também não são indicados devido ao tempo que ficariam ligados e o ar frio não é ideal’’.

Ela explica também que toda secagem é feita com ar quente, que é o caso do secador de cabelos. “É importe lembrar que ele não suporta a secagem de roupas, salvo uma pequena área como uma mancha que foi removida apenas’’.

Mau cheiro

De acordo com a profissional, quando se trata de lavagem o ideal nessa época é evitar amaciantes, pois eles pesam as fibras dos tecidos fazendo com que o tempo de secagem seja maior. ’’Uma peça com amaciante que fica muito tempo sem pegar sol tem muito mais chances de ficar com mau cheiro do que uma sem o produto’’, orienta

Para deixar as roupas com um aroma a mais, a proprietária da lavanderia dá algumas dicas. “Nesse caso aconselho usar alvejante sem cloro nas roupas coloridas claras, já que na fórmula desse produto contém álcool e um perfume agradável, mas com enxágue que deixa a peça leve, diferente do amaciante. Nas coloridas escuras o aconselhado é o vinagre de álcool branco que ajuda bastante e evita o mau cheiro’’.

Quando as roupas ficam estendidas por mais de três dias, a tendência é ficar com mau cheiro. Nesse caso infelizmente não tem outra solução a não ser lavar novamente. “Para nossa região que tem longos períodos chuvosos, sem contar o inverno um pouco mais extenso e o ideal é investir em uma secadora, ou utilizar os serviços de secagem rápida de lavanderia profissional, que tem também a opção de lavagem a seco”, completa Luciana