Dr. Isac, uma vida dedicada à salvar vidas

Confira nossa série de entrevistas com os novos Cidadãos Honorários de Laranjeiras do Sul!

Pelas mãos de Isac Kei Yamazaki, ou simplesmente Dr. Isac, milhares de crianças laranjeirenses vieram ao mundo. Natural de Bastos, São Paulo, essa trajetória – de quem auxiliou o nascimento de tanta gente e a salvar outras milhares de vidas – começou em 08 de dezembro de 1947.

A mais que merecida indicação de Cidadão Honorário se deu pela matéria de autoria do ex-vereador Júnior Gurtat e aprovada por todos os parlamentares da legislatura 2017-2020.

Isac é o quinto filho do pastor Nagafumi (in memoriam) e da Sra. Sakae (in memoriam), nascidos no Japão. Em 57 foram morar em Londrina. Lá Isac cursou colégio público. Em paralelo aos estudos, com 11 anos, trabalhava como encanador e funileiro.

Com 18 anos, Isac decidiu morar em Curitiba. Então com ajuda financeira do irmão Shinobu, fez curso preparatório para o vestibular de Medicina, que tentou duas vezes sem sucesso. Chegou a estudar Odontologia, mas sentiu-se insatisfeito, por sentir que a vocação era outra. Seu irmão insistiu para que ele tentasse novamente Medicina. Foi aprovado, ingressando na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1970.

A história em Laranjeiras começou após término da Residência, em dezembro de 78. A convite do Diretor do Hospital São José, Isac se estabeleceu no instituto onde atuou até março de 1979. Após este período começou os atendimentos no Hospital São Lucas. Também atendeu pacientes no posto de saúde no período dos acidentes na construção da Usina Salto Santiago.

Hoje após mais de 40 anos de Laranjeiras do Sul, atualmente como presidente da Organização São Lucas, tem continuado o trabalho de servir. Apesar da idade, Isac continua realizando um árduo trabalho, investindo neste ofício, muitas vezes, mais de dez horas diárias. De qualquer maneira, exerce tal trabalho de boa vontade, de forma responsável, eficaz, e principalmente humana. Estima ter realizado mais de dez mil cirurgias e doze mil partos/cesarianas em sua vida.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail