Aromaterapia e os óleos essenciais que intensificam o bem-estar

Além de indicados para auxiliar no relaxamento com difusores, os óleos podem ser usados também para tratamentos capilares

Já aconteceu de entrar em algum lugar, respirar fundo e ter aquela sensação de bem-estar? É o poder da aromaterapia, que gera múltiplos estímulos ao cérebro baseada em diferentes tipos de óleos essenciais, que podem ser feitos a partir da extração das essências de qualquer planta, galho, flor ou folha, proporcionando muitas opções.

Cada óleo tem a sua particularidade e benefício, mas vale lembrar que não substitui tratamentos, mas ajuda na integridade da saúde.

A seguir, saiba quais são os óleos essenciais mais conhecidos e como eles agem.

Alecrim

Indicado para cansaço mental, falta de memória, dificuldade de concentração, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares e dores articulares.

Lavanda

Recomendado para alívio do estresse, dor de cabeça, resfriados, insônia e problemas respiratórios.

Bergamota

Ótimo para espantar o estresse, a depressão, a ansiedade, as infecções da pele e a má digestão.

Melaleuca

É um excelente purificador e antisséptico de ambientes, além de ajudar no sistema imunológico de modo geral.

Hortelã-pimenta

Estimulante para a mente e purificante, pode auxiliar em lesões, acne, vermelhidão ou inflamação crônica na pele, além de também repelir insetos.

Ação física e mental

A aromaterapia pode produzir tanto um efeito calmante quanto energizante, dependendo da composição dos óleos utilizados. De maneira abrangente, eles têm efeito positivo sobre o sistema imunológico e sobre o sistema nervoso, isso porque os cheiros são interpretados no sistema límbico, o mesmo que controla as emoções, o comportamento e a memória. Sendo assim, podem despertar sentimentos e lembranças.

Como usar

Os óleos essenciais estimulam a produção de neurotransmissores, que mexem com nossas emoções, como a endorfina, além de outros hormônios importantes para o corpo. Podem ser usados diretamente na pele ou de forma inalada.

Vale apostar na difusão de óleos essenciais, ou em misturas, pelo ar, por meio da inalação direta, de massagens terapêuticas, banhos ou ainda em uso tópico, diluído em hidratante, sérum e óleos vegetais, como o óleo de coco.

O benefício dos difusores de ambiente

Além de difundir o aroma desejado sem perder as propriedades dos óleos essenciais, eles também umidificam o ambiente, trazendo paz e/ou energizando, perfumando o local, deixando seu cantinho ainda mais aconchegante. Em cozinhas, escritórios e sala de estar, onde as pessoas estão sempre em movimento realizando alguma atividade, o ideal é priorizar fragrâncias como alecrim e tangerina, pois remetem à alegria. Já quando a intenção é relaxar e trazer conforto, as pessoas devem escolher o capim limão.

Óleos essenciais nos fios

O uso de óleos naturais ajuda também na hora de cuidar dos cabelos. O óleo de melaleuca auxilia no crescimento saudável dos fios, pois desobstrui os folículos e nutre a raiz, e pode ser utilizado para tratar problemas como a caspa, promovendo uma limpeza profunda na região. Já o óleo essencial de lavanda acalma, hidrata e proporciona alívio às condições inflamatórias no couro cabeludo. É um ótimo cicatrizante e antimicrobiano, além de ter um aroma muito agradável.

O poder dos aromas

A última tendência da área, é criar fragrâncias que melhoram a qualidade do sono e induzem estados de humor positivos.  A ideia de usar fragrâncias para auxiliar no relaxamento não é totalmente nova: a arte da aromaterapia já se beneficia dos poderes calmantes de óleos essenciais como camomila, lavanda e sândalo. No entanto, é dado um passo adiante ao projetar fragrâncias complexas que abrangem diferentes direções olfativas para criar a noite de sono perfeita, com foco no bem-estar. Elas promovem um ambiente calmo, relaxam a mente e o corpo, ajudam a dormir por mais tempo e acordar revitalizada.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail