Fernando Kurta fala sobre o esporte que virou seu estilo de vida, o fisiculturismo

O fisiculturista conta como mudou sua forma de enxergar o mundo e a si mesmo depois de praticar a modalidade que está levando o nome de Laranjeiras para competições

O fisiculturismo, considerado um esporte, é classificado como um conjunto de exercícios que tem por objetivo desenvolver o tamanho dos músculos em modos de definição, proporção, simetria estética e harmonia. Para praticar a modalidade, é necessário muito mais esforço mental, no sentido de autocontrole e determinação para se alcançar o objetivo, do que físico. Por esta razão, ele se tornou um estilo de vida para muitos seguidores.

É nesse sentido que o Laranjeirense Fernando Kurta, proprietário da 4fit, conta que teve uma mudança radical na sua forma de enxergar o mundo e a si mesmo através da prática. “Sempre fui apaixonado por esportes, desde a infância. Me formei e segui carreira profissional com o esporte, porque faz parte da minha vida. Mas a ‘chave virou’ depois que comecei a competir, mudou completamente meu estilo de viver”. 

Conforme Fernando, o fisiculturismo é um dos esportes que mais crescem atualmente, ganhando muitos fãs, mas também é uma das modalidades que mais exigem. “É necessário 24 horas de dedicação, treinos pesados e cardiovasculares, cuidar da dieta e, além disso, ter um bom descanso. São vários os fatores que influenciam no resultado final”, explica ele.

Competição da Copa Oeste, em Cascavel

Competições

Após desenvolver seu “Mindset” (termo utilizado para descrever as diferentes mentalidades de um indivíduo e como elas influenciam nas escolhas pessoais e profissionais), Fernando contratou um coach com experiência em competições, que o auxiliou a cuidar da dieta e treinos.

”Começamos a minha preparação em março de 2021. Nosso objetivo era competir em setembro; durante esse tempo passei por várias fases, entre dieta e treinos, o que exigiu muito do preparo mental e o autoconhecimento, que são tão necessários quanto a boa forma e a boa alimentação para atingir a meta desejada”, continuou.

A primeira competição do educador físico foi na Musclecontest Cascavel, na primeira edição ocorrida no Paraná. Ele participou de duas categorias, a Bodybuilder – onde conquistou o título até 70 kg -, e na Classic Physique , classificando-se em terceiro lugar. “Volto a destacar que, para mim que passei por todo esse processo, a parte do palco é a mais fácil, o difícil é chegar até lá. Por isso, considero todos os competidores vencedores”.

Meio mês depois, Fernando competiu na Copa Oeste, evento regional e tradicional realizado em Cascavel. Na participação, recebeu novamente o título na Bodybuilder, até 70kg; e alcançou o segundo lugar na categoria Bodybuilder Novice, qual participaram 15 atletas. No mesmo dia, também ficou em quinto lugar na categoria Classic Phisique.

Objetivos

Fernando contou que visa, para seu futuro, um preparo ainda melhor. “Penso em competir novamente e representar minha academia e Laranjeiras do Sul em eventos nacionais. E com isso, também espero levar mais atletas comigo”.

“Incentivar outras pessoas e mudar o estilo de vida é o principal. Não apenas para ser atleta, mas para estimular uma vida mais saudável. Por isso, procuro sempre orientar quem eu posso através das minhas redes sociais, mostrando um pouco da minha rotina”, concluiu.

Instagram:

Facebook:

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.