Laranjeiras foi integrada no Programa Pedala Paraná

Município foi integrado ao Programa Pedala Paraná, do governo estadual. Através do ciclismo, intenção é promover turismo e economia locais

Laranjeiras do Sul foi uma das 80 cidades paranaenses contempladas pelo Programa Pedala Paraná, lançado nesta semana pelo governo do Estado. Significa dizer que o município terá uma trilha de 25 quilômetros credenciada ao projeto. A iniciativa visa fomentar o esporte e o turismo e através deles movimentar a economia local.

A ciclorrota de Laranjeiras do Sul passará pelas seguintes comunidades: Linha 127, Rio Leão, Vila Becker, Linha Bukovsk e Gramadinho. De acordo com o secretário de Esportes de Laranjeiras do Sul, Rafael Nascimento, a região receberá placas de sinalização e totens de atendimentos aos ciclistas com bombas de pneus, ferramentas para conserto de bicicletas e mapa das rotas. A partir de setembro e, com tudo pronto, a divulgação será intensificada. “Vamos apresentar Laranjeiras para o mundo. Já conversei com os representantes das associações de ciclismo do município e estão empolgados.”

Praticante aprova

Lidiane Biavatti faz parte da Associação de Ciclismo de Laranjeiras do Sul (Acals) e afirma que a modalidade tem se popularizado cada vez mais. “O ciclismo, além de ser uma prática saudável para o corpo, é um alívio para a mente, em especial nesses últimos tempos que temos vivido as restrições da pandemia.”

Ela ficou entusiasmada com a notícia de que a cidade terá uma ciclorrota. “Nosso município tem um território com muitas belezas para serem exploradas, lugares lindos a serem visitados e, com a bike, podemos explorá-los, nos divertir, relaxar, sofrer as vezes (risos) e cuidar da nossa saúde.  Estar na rota do cicloturismo é colocar nosso município em evidência.”

Eventos

Na estreia da novidade, Rafael Nascimento revela dois eventos já programados para Laranjeiras do Sul: O Trans Paraná e uma corrida, ambas agendadas para o 1º semestre de 2022.