Laranjeiras: Secretário de Segurança reforça combate à violência contra a mulher

Cel. Hudson Teixeira visitou a prefeitura e órgãos de segurança, onde tratou do enfrentamento à violência doméstica e alinhou ações para a instalação da Polícia Científica

O secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, esteve em Laranjeiras do Sul ontem (04), para uma visita oficial ao município. Recebido pelo prefeito Jaison Mendes, o secretário participou de uma reunião estratégica com lideranças da segurança e representantes da administração, discutindo uma série de ações voltadas à ampliação das políticas públicas de segurança na cidade.

A visita também incluiu a inspeção das unidades locais das polícias Civil, Militar, Penal e do Corpo de Bombeiros. Durante a agenda, coronel Hudson destacou os avanços na área e reforçou a importância da atuação integrada das forças de segurança. “Os dados aqui são muito bons, as polícias trabalham de forma conjunta e efetiva. Agora, com base no que foi discutido, vamos dar continuidade em especial sobre a redução da violência contra a mulher”, afirmou.

Avanços

Uma das demandas prioritárias apresentadas foi a instalação de um posto avançado da Polícia Científica em Laranjeiras, demanda que vem sendo articulada há algum tempo. A proposta contempla, inicialmente, ceder um imóvel por parte do município para início das atividades da corporação. Em uma segunda etapa, o município pretende doar o imóvel para viabilizar a construção de uma sede própria.

O secretário Hudson confirmou que recebeu oficialmente o protocolo com a solicitação. “Me comprometi a analisar a situação e dar um retorno. Vejo como viáveis termos pelo menos um posto avançado da Polícia Científica aqui”, garantiu.

Ele também esclareceu que a Polícia Científica do Paraná reúne as funções do antigo Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística. “Esse posto prevê que tenhamos uma viatura para transporte de corpos, caso ocorra algum óbito, até um centro maior, onde são realizadas as autópsias”, explicou.

Apoio

A segurança da mulher também esteve no centro das discussões. O prefeito Jaison informou que está em tratativas com a secretaria da Mulher e da Família para instalar uma casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica. A estrutura deverá atender toda a microrregião.

O secretário Hudson destacou a prioridade do Estado nessa frente. “Temos uma tratativa com o prefeito sobre isso. Há projetos importantes sendo desenvolvidos, e essa iniciativa é fundamental para proteger quem mais precisa”, salientou.

Outro ponto tratado foi a situação da ‘Casa de Custódia’ local. O município e o estado mantêm uma parceria para a manutenção da estrutura e o aproveitamento da mão de obra dos custodiados em serviços de urbanismo e limpeza pública. “O município tem sido muito parceiro da segurança pública nesse sentido. Pessoas privadas de liberdade estão sendo trazidas para cá e poderão contribuir com a cidade. Vamos verificar o andamento das obras e seguir com esse apoio mútuo”, afirmou o coronel.

Críticas políticas

Questionado sobre críticas feitas por um parlamentar de esquerda em relação à segurança pública do Estado, Hudson Teixeira foi direto: “Isso não nos afeta. Trabalhamos para defender as pessoas de bem. Reduzimos roubos em mais de 25% e os homicídios também caíram. O Paraná não dá moleza para vagabundo”, disse. Ele reforçou que a orientação para as forças policiais é de tolerância zero ao crime organizado e ao tráfico de drogas. “Quem confronta a polícia com arma de fogo recebe a resposta à altura: ou vai preso ou enfrenta as consequências”, concluiu.

Durante a entrevista, o secretário também comentou brevemente a operação realizada na cidade pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que resultou em prisões por posse irregular de arma de fogo. Hudson esclareceu que a operação já vinha sendo monitorada há tempos e não tem relação direta com sua visita à cidade. Os policiais envolvidos foram afastados e responderão a processos administrativos com direito à ampla defesa.